Houve um tempo em que pedestres precisavam subir e descer degraus para caminhar na então desnivelada Avenida Paranoá, uma das principais da região administrativa. Para os cadeirantes, o desafio era ainda maior: sem poder vencer as barreiras da calçada, eles tinham que dividir espaço, na rua, com os carros. No entanto, esse cenário mudou. Em setembro de 2023, foram concluídas as obras que transformaram a Avenida Paranoá. Os serviços duraram menos de dois anos e receberam investimentos do Governo do Distrito Federal (GDF) na ordem de R$ 16 milhões. A Avenida Paranoá teve o asfalto recapeado, calçadas com acessibilidade construídas, vagas de estacionamento marcadas e um projeto de paisagismo executado.
“O comércio do Paranoá foi construído pelos comerciantes, cada um da sua forma. Então, a gente tinha desníveis aqui que chegavam a um metro, muita gente se machucava, principalmente idosos. O primeiro ganho [das obras] foi esse nivelamento, a inclinação ficou padrão”, aponta o administrador regional do Paranoá, Wagner Teixeira. Ao todo, a avenida, que tem 2,7 km, teve o asfalto refeito e ganhou calçadas acessíveis, ciclovia de cerca de 2,5 km, 844 vagas de estacionamento e paisagismo.
“A pista foi reconstruída. Não teve recapeamento, foi demolida e reconstruída. A ciclovia foi reconstruída, as calçadas foram reconstruídas e as praças foram construídas, onde era via se transformou em praça. Então, praticamente tudo foi demolido e reconstruído. Tudo o que você vê na avenida hoje é novo, desde o asfalto até as calçadas”, reforça a coordenadora de Obras da Administração Regional, Gabriela Moreira.
Juraci da Costa Lima destaca: “A melhoria foi de 100%. Antes, era tudo bagunçado, uma calçada baixa, outra alta. Agora, ficou tudo nivelado, tudo bonitinho”. Para o administrador, as obras trouxeram mais qualidade de vida à área que é “o coração da cidade”. “A avenida está linda. Melhorou a vida da população, especialmente dos pedestres. As pessoas aqui costumam transitar muito a pé e ficou ótimo, dá para andar em uma calçada de 4 metros [de largura], flui bem. Então trouxe, sim, uma qualidade de vida, deu uma melhorada boa.”
A população concorda. “Melhorou para o pedestre, a calçada ficou mais larga. Era muito estreito e melhorou bastante. Ficou maravilhoso”, celebra a encarregada de limpeza Arlete da Conceição Bezerra, 50 anos. “Na minha avaliação, a melhoria foi de 100%. Antes, era tudo bagunçado, uma calçada baixa, outra alta. [Agora,] ficou tudo nivelado, tudo bonitinho”, completa o comerciante Juraci da Costa Lima, 68 anos, que ainda notou um aumento no movimento de seu comércio após as obras: “Tem mais gente passando na porta.”
- PMDF Recupera Veículo e Mercadorias Roubadas Após Cerco Policial na Rota do Cavalo em Brasília
- PMDF Detém Três Homens por Receptação de Veículo com Restrição de Roubo na Epia
- DF registra chuva isolada na noite desta quarta e Inmet prevê possível instabilidade nos próximos dias
- PMDF promove capacitação sobre manejo de animais peçonhentos para funcionários do Hospital Sarah Kubitschek
- Homem usa pitbull para atacar cães comunitários, destrói casinhas e acaba indiciado pela PCDF
Fonte: Agência Brasília
