Anvisa aprova medicamento para prevenção do HIV no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (12), o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para prevenção do HIV-1 no Brasil. O fármaco poderá ser usado como PrEP (profilaxia pré-exposição) e tem potencial para transformar as estratégias de prevenção ao permitir injeções subcutâneas apenas duas vezes por ano.

O medicamento, indicado para adultos e adolescentes a partir de 12 anos com peso mínimo de 35 kg, será oferecido a pessoas sob risco de contrair o vírus. Antes de iniciar o regime, é obrigatório apresentar teste negativo para HIV.

Dados clínicos apresentados à agência mostram alta eficácia: 100% de proteção entre mulheres cisgênero acompanhadas, redução de 96% em comparação à incidência esperada e desempenho superior em 89% à PrEP oral tradicional, tomada diariamente. O modelo semestral também demonstrou melhor adesão e continuidade de tratamento.

O Sunlenca é um antirretroviral inovador composto por lenacapavir, que atua em múltiplas etapas do ciclo de replicação do HIV, impedindo que o vírus se multiplique nas células do corpo.

Apesar da aprovação, a comercialização do medicamento ainda depende da definição de preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED). A eventual oferta pelo Sistema Único de Saúde será avaliada pela Conitec e pelo Ministério da Saúde.

A PrEP faz parte do modelo de prevenção combinada, que inclui testagem regular, preservativos, tratamento antirretroviral e profilaxia pós-exposição (PEP). Em julho de 2025, a Organização Mundial da Saúde recomendou o lenacapavir como opção preferencial de PrEP, classificando-o como a alternativa mais eficaz disponível antes de uma futura vacina contra o HIV.

Leia mais:

Brasil terá relatório obrigatório de violência contra mulheres a cada dois anos

Brasil doa helicópteros e blindados ao Paraguai e Uruguai após sanção de novas leis

Vídeo: Homem é esfaqueado por vizinho dentro de elevador em SC

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -