A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na segunda-feira (2), a Operação Cobrança Final para desarticular um grupo criminoso investigado por um atentado contra a vida de um empresário e seus familiares em Itaberaí, executado com o uso de drone acoplado a artefato explosivo de uso militar.
A ação foi coordenada pelo Grupo Antissequestro (GAS) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais, com apoio do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Itaberaí/4ª DRP. As diligências ocorreram no município de Primavera do Leste, onde foram cumpridas seis ordens judiciais, sendo três mandados de prisão e três mandados de busca e apreensão.
Atentado envolveu drone com granada militar
De acordo com a investigação, os suspeitos teriam atuado como executores diretos do atentado, que utilizou dois veículos aéreos não tripulados (drones). Um deles estaria equipado com uma granada M67, direcionada à residência da vítima, em um contexto compatível com intenção homicida, colocando em risco não apenas os alvos, mas também a coletividade.
A tentativa de homicídio qualificada — por motivo torpe e emprego de artefato explosivo — só não se consumou por circunstâncias alheias à vontade dos autores. O equipamento apresentou falha, colidiu e caiu, o que permitiu a atuação especializada para a neutralização do artefato explosivo.
Grupo é investigado por extorsões e cobranças violentas
As apurações indicam ainda que o grupo criminoso atuava de forma estruturada na prática de extorsões e cobranças forçadas de supostos débitos, com uso reiterado de violência, grave ameaça e armas de fogo, evoluindo recentemente para o emprego de explosivos.
Os investigados respondem por tentativa de homicídio qualificada, extorsão majorada e porte de artefato explosivo, crimes que, somados, podem resultar em penas elevadas.
Leia também:
Aluguel Social Goiás abre mais de 10 mil vagas em 37 cidades; veja como se inscrever
Polícia encontra mais um corpo e suspeito de série de homicídios é preso em Caldas Novas
Corpo é encontrado enterrado em quintal de casa em Caldas Novas; morador é preso
