Quem reclama de comida de hospital não é paciente do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), unidade administrada pelo Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (IgesDF). Para contagiar as pessoas do HBDF com o espírito de festa junina, a equipe de nutrição preparou um cardápio típico de arraiá nesta quarta-feira (24), data que celebra o Dia de São João. Refeições diferenciadas fazem parte de datas especiais comemoradas com os pacientes.
“Os pacientes internados não podem sair, então nós tentamos trazer um pouco de lar para eles”, afirma Ana Cecília Nunes, chefe do Núcleo de Produção e Nutrição do Hospital de Base. A alimentação especial foi fornecida para colaboradores e pacientes internados, seguindo as recomendações médicas e dietas específicas de cada um. O cardápio especial busca levar humanização e familiaridade durante o tratamento médico e é realizado em datas de grande apelo, como Dia das Mães e Natal. Diariamente, cerca de mil colaboradores e 1.200 pacientes e acompanhantes recebem alimentação em todas as refeições no Base.
A chefe do Núcleo de Produção e Nutrição do HBDF, Ana Cecília Nunes, pontua que a iniciativa proporciona conforto e acolhimento: “Comida é aconchego, é referência de casa. Os pacientes internados não podem sair, então nós tentamos trazer um pouco de lar para eles”.
O almoço foi composto por frango caipira, carne assada ao molho, quibe de mandioca, suco de acerola como acompanhamento e, de sobremesa, churros de colher e paçoca. A merenda será de canjica e banana, seguida por um jantar completo de ensopado à flamengo, creme de milho e caldo de frango. Em seguida, para adoçar a internação, a sobremesa será melancia e pudim de tapioca. Já a ceia será de bolo de fubá com erva-doce e suco de uva.
Silvan Abrão Gomes, de 64 anos, está internado no Hospital de Base há 15 dias e comemorou a iniciativa:
- PMDF promove capacitação sobre manejo de animais peçonhentos para funcionários do Hospital Sarah Kubitschek
- Homem usa pitbull para atacar cães comunitários, destrói casinhas e acaba indiciado pela PCDF
- GDF destina quase R$ 2 milhões para a construção de novas calçadas no Riacho Fundo II
- Fiat Uno vermelho com mais de R$ 76 mil em débitos é retirado de circulação no DF
- Campeonato Brasileiro de Ciclismo provoca interdições no Noroeste e Asa Norte a partir desta quinta (25)
“A comida é sempre muito boa e nutritiva, estou muito satisfeito. E eu adoro frango caipira, então fico muito feliz”
. A esposa dele, Maristela da Abadia Teles Gomes, reforçou:
“Ficar acompanhando em um hospital é uma situação difícil, então receber essa alimentação facilita, já que nem sempre podemos sair para comer em outro lugar”
.
*Com informações do IgesDF
Fonte: Agência Brasília
