A população do Itapoã e de comunidades próximas passou a contar com mais uma opção de atendimento odontológico gratuito. A Unidade Básica de Saúde (UBS) 4 do Capão da Erva ganhou um novo consultório odontológico, ampliando a oferta de serviços e garantindo mais conforto para pacientes e profissionais de saúde.
A iniciativa integra o processo de revitalização da unidade, que teve como foco melhorar a estrutura física e fortalecer a atenção primária à saúde na região leste do Distrito Federal.
Segundo a diretora regional de Atenção Primária da Região de Saúde Leste, Danielle Gonçalves, a melhoria no espaço reflete diretamente na qualidade do atendimento. “A melhoria no ambiente significa acolher tanto a equipe quanto os pacientes. Com a revitalização, os profissionais poderão realizar um trabalho ainda mais qualificado, refletindo no bem-estar da população”, destacou.
Reforma amplia estrutura da UBS
As obras duraram cerca de quatro meses e contaram com investimento superior a R$ 250 mil. Além do novo consultório odontológico, a UBS recebeu nova pintura interna e externa, troca de pisos, janelas, portas e fiação elétrica, além da adaptação dos banheiros, salas dos agentes comunitários de saúde e espaço para curativos.
De acordo com a gerente de Atenção Primária (Gsap) 2 do Itapoã, Fernanda Cardoso Rocha, a novidade representa um avanço importante para a população rural. “Antes, a avaliação dos pacientes era feita no Capão da Erva, mas os procedimentos odontológicos precisavam ser realizados em UBSs mais distantes. Agora, tudo poderá ser feito aqui mesmo”, explicou.
Comunidade comemora atendimento mais perto de casa
Moradora da região há mais de dez anos, Yuen Hi Kok, de 67 anos, celebrou a entrega do novo espaço. “Essa reforma traz não apenas mais conforto, como também a certeza de uma assistência ainda melhor e mais perto da gente”, afirmou.
O morador Agnaldo Antônio de Freitas, de 63 anos, também destacou a praticidade. “É muito bom porque a gente não precisa mais sair daqui para fazer tratamento. O consultório odontológico veio para dar o suporte que a comunidade precisava”, disse.
A UBS do Capão da Erva atende cerca de 6 mil usuários, incluindo moradores da área rural do Itapoã, da Fazenda Velha, da Terra e dos condomínios Entre Lagos e Euler Paranhos.
