A partir desta quinta-feira (18), os passageiros do transporte público coletivo de São Sebastião terão uma novidade que promete agilizar as viagens: uma faixa exclusiva de ônibus. O corredor começa no cruzamento da DF-463 com a Rua da Quadra 2, Conjunto 11, e vai até a DF-001, na rotatória que dá acesso à Estrada Parque Cabeça de Veado (EPCV), próximo à sede da antiga Esaf.
A faixa será exclusiva somente no sentido de saída de São Sebastião, passando por toda a extensão do Jardins Mangueiral e Jardim Botânico. Segundo o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves, a iniciativa deve proporcionar um ganho de 8 a 10 minutos nas viagens: “Além de eliminar os atrasos dos ônibus, o corredor vai permitir que as viagens sejam mais rápidas e previsíveis”, afirma.
Com aproximadamente 5,6 km de extensão, a nova faixa beneficiará 52 linhas de ônibus, com 774 viagens diárias realizadas por 227 veículos. Durante o horário de pico, são cerca de 139 viagens por hora, que poderão circular com menos atrasos causados pelo trânsito intenso.
Faixas exclusivas no DF
O Distrito Federal já conta com mais de 130 km de faixas exclusivas para ônibus, distribuídas em corredores como:
-
Estrada Parque Taguatinga (EPTG) – 23 km
-
Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) – 56 km nos dois sentidos do corredor do BRT Sul
-
Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB) – 14 km
-
W3 Sul e Norte – 22 km nos dois lados
-
Estrada Setor Policial Militar (ESPM) – 3,2 km
-
Eixo Monumental (vias S1 e N1) – 16 km
No total, mais de 711 linhas de ônibus e 17.300 viagens diárias são beneficiadas pelo sistema.
Segundo Zeno Gonçalves, as faixas exclusivas não beneficiam apenas quem utiliza o transporte público: “Os ônibus deixam de circular entre outros veículos, o que melhora o fluxo do trânsito. Além disso, o cidadão ganha mais tempo para ficar com a família antes de sair de casa e pode retornar um pouco mais cedo, aumentando a qualidade de vida”.