PCDF desarticula quadrilha especializada em furtos de celulares em grandes eventos

Na manhã desta sexta-feira (5), a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da 18ª DP (Brazlândia), deflagrou a “Operação Colheita Blindada”, cumprindo 10 mandados de prisão preventiva e 10 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa especializada em furtos de celulares em grandes eventos. As ações ocorreram em Ceilândia, Santa Maria, Samambaia e São Luís (MA).

A investigação teve início após a prisão de um dos integrantes da quadrilha na Festa do Morango de Brazlândia em 2023. O aprofundamento das apurações revelou que o grupo, composto por 16 membros, atuava de forma coordenada há vários anos em eventos de grande porte no DF e entorno, com funções bem definidas: alguns furtavam celulares — especialmente modelos Apple de alto valor —, outros guardavam temporariamente os aparelhos e uma terceira frente cuidava do desbloqueio, revenda e transferências fraudulentas das contas das vítimas.

O esquema era altamente sofisticado e permitia a prática reiterada dos delitos sem expor todos os envolvidos. Entre os investigados, há pessoas com antecedentes por furto, roubo, organização criminosa, homicídio, receptação, tráfico de drogas e estelionato. Além da Festa do Morango, o grupo também atuou em eventos como “Só Track Boa” e a Parada do Orgulho LGBTQIA+.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -