O Alameda Shopping, um dos centros comerciais mais tradicionais de Brasília e o primeiro de Taguatinga, fecha o primeiro semestre de 2025 com resultados acima da média e em ritmo de crescimento bem maior que o do varejo nacional.
No ano em que completa 35 anos, o shopping registrou aumento de 12% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado. O indicador Same Store Sales (SSS), que mede o desempenho apenas das lojas já existentes, também teve alta de 10%. Enquanto isso, a média nacional dos shoppings do país foi de um aumento de 1,9% e da região Centro-Oeste de 1,7%, segundo dados da Associação Brasileira de Shopping Centers (Arasce).
Parte desse desempenho positivo vem de uma estratégia focada na renovação do mix de lojas e na ampliação da oferta de serviços. Só nos primeiros seis meses deste ano, o Alameda recebeu 15 novas operações, incluindo inaugurações e ampliações. Entre os destaques estão a chegada da rede Divino Fogão, presente em várias cidades do país, a expansão da academia Evolve e novas lojas voltadas para serviços, como a Digital Sign Certificação Digital, a clínica Meu Médico, além de uma lavanderia e da unidade da Saúde Livre.
“Inauguramos operações muito relevantes neste semestre, que estavam alinhadas com o que o nosso público esperava. A Divino Fogão, por exemplo, abriu as portas com desempenho de vendas acima do previsto. Além disso, nossas principais âncoras nacionais estão retomando o crescimento, e seguimos oferecendo um serviço de consultoria para lojistas, que incluem desde a sugestão de montagem de vitrines atrativas até o incentivo ao investimento em divulgação, institucional ou promocional. Tudo isso contribuiu diretamente para os nossos bons resultados”, afirma Everson Cardotte Filho, superintendente do shopping.
Inaugurado na década de 1990, o Alameda tem apostado na reinvenção. Se antes o foco estava mais em moda e gastronomia, agora o shopping reforça sua vocação para serviços, aproveitando a estrutura que inclui duas torres comerciais, o que garante fluxo constante de público.
Além do bom desempenho comercial, o shopping também se destacou por ações sociais e eventos inéditos. Em parceria com a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Alameda realizou um mutirão de vacinação que aplicou mais de 800 doses em apenas um dia. Outro projeto de sucesso foi o Vasco Experience, que trouxe ao DF uma experiência imersiva para torcedores do Vasco da Gama. O Alameda é o único shopping de Brasília a ter uma loja oficial do time. Outros eventos marcaram a realização no empreendimento, como o Festival Plural, realizado no final de 2024, e a nova fase da loja da Secretaria de Turismo, que reforça o papel do shopping como ponto de conexão com a cidade. No aniversário de Taguatinga, o Alameda foi patrocinador oficial do tradicional bolo, mostrando seu compromisso em caminhar junto com a região.
“Nossa história está profundamente ligada à trajetória de Brasília. Nossos empreendedores são pioneiros na cidade, com ampla experiência no varejo e no setor imobiliário, o que garante uma gestão ágil, baseada em dados sólidos e com profundo entendimento do mercado local. Em um cenário de constante evolução tecnológica, essa agilidade é essencial. Seja para fechar negociações, realizar melhorias ou conduzir obras no shopping, tomar decisões rápidas faz toda a diferença para manter o empreendimento competitivo e inovador. Minha vivência em diversas administrações de shoppings também me mostrou que a burocracia excessiva, com muitos relatórios e processos lentos, atrapalha a gestão diária. Por isso, priorizo processos mais eficientes, focando em análises que realmente agregam valor, para que nossa equipe dedique tempo a ações estratégicas e construtivas, sempre com foco em resultados”, complementa Everson Cardotte Filho.
Com gestão independente, o Alameda tem mostrado que é possível crescer e inovar mesmo fora das grandes redes de administração. O resultado é um semestre de vendas em alta, público mais engajado e a consolidação de um posicionamento cada vez mais voltado para a conveniência serviços e experiências.