Em tempos de discussões sobre contenção de gastos e eficiência no uso do dinheiro público, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) publicou, nesta quinta-feira (26), um aviso de licitação que chamou atenção pelo valor estimado: R$ 15.194.340,95. O montante será destinado à contratação de uma empresa especializada em gestão e organização de eventos.
O processo será realizado por meio de pregão eletrônico com Sistema de Registro de Preços (SRP). Isso significa que os serviços poderão ser contratados sob demanda, conforme a necessidade da CLDF ao longo do período de validade do contrato.
Apesar da legalidade do processo e da previsão de uso progressivo dos recursos, o valor chamou a atenção por seu potencial impacto no orçamento público. O aviso surge em meio a um momento em que servidores, entidades e até parlamentares têm defendido uma gestão mais racional dos recursos do Legislativo.
Segundo o edital, o objeto envolve uma lista extensa de itens: locação de equipamentos, contratação de recursos humanos, serviços de áudio e vídeo, transporte, montagem e desmontagem de estruturas metálicas, iluminação, decoração e “outros artefatos necessários à consecução das atividades correlatas”.
O que a população espera agora é transparência e proporcionalidade no uso desse orçamento. Afinal, se a ideia é fazer bonito nos eventos, convém que os bastidores também estejam à altura.