Detran e PMDF preparam operação especial na Esplanada para shows dos 65 anos de Brasília

Com expectativa de público superior a 150 mil pessoas, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) preparou um esquema especial de mobilidade para o aniversário de 65 anos de Brasília. O controle de tráfego será realizado de sábado (19) a segunda-feira (21) nas vias S2 e N2 da Esplanada dos Ministérios, sempre das 14h às 2h do dia seguinte.

A operação conta com apoio da Polícia Militar e tem como objetivo preservar a segurança viária e garantir a fluidez do trânsito nas imediações dos palcos e pontos de concentração do público.

Monitoramento aéreo e resposta rápida no solo

Para coordenar as ações em tempo real, a Unidade de Operações Aéreas (Uopa) utilizará o helicóptero Sentinela, que sobrevoará a Esplanada durante todo o evento. O monitoramento aéreo permitirá o reposicionamento estratégico das equipes em solo, fechamento ou liberação de vias conforme o fluxo e sugestão de rotas alternativas em caso de bloqueios.

A operação também contará com reforço da Unidade de Motociclistas Operacionais (Umop), que garantirá resposta rápida em áreas de difícil acesso, como pontos de congestionamento e locais com estacionamento irregular. Além disso, os motociclistas farão escolta de ambulâncias, viaturas dos Bombeiros e comboios oficiais, quando necessário.

Sinalização e travessias para pedestres

A sinalização das áreas afetadas foi implantada na noite desta sexta-feira (18). Os agentes vão coibir o estacionamento irregular e garantir a segurança nas travessias de pedestres, com duas passagens temporárias instaladas nas extremidades da alça leste do Eixo Rodoviário, próximo aos locais de shows. Viaturas estarão posicionadas a partir das 13h para orientar o público.

Acesso especial e restrições
  • O Buraco do Tatuí (sentido norte) segue em obras, o que requer atenção dos motoristas.

  • O controle de acesso ao estacionamento da Cúria Metropolitana será feito pela equipe da Catedral, com entrada e saída pela via S2.

  • No túnel do Itamaraty, o Detran controlará o acesso de veículos de pessoas com deficiência e idosos, impedindo a entrada de pedestres no local.

Ordem e segurança para uma festa tranquila
O diretor de Policiamento e Fiscalização do Detran-DF, Glauber Peixoto, reforça o pedido de colaboração:
“É importante que todos estejam atentos às orientações dos agentes de trânsito e policiais militares, trafegando com atenção e velocidade reduzida, para que possamos festejar com alegria e segurança o aniversário da nossa cidade.”

Repórter Capital com informações do Detran-DF

Foto: Agência Brasília

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -