O tradicional passeio ao Zoológico de Brasília, que tem entrada gratuita aos domingos e feriados, acaba de ficar ainda mais acessível. O transporte de vizinhança — popularmente conhecido como Zebrinha — tem uma nova linha exclusiva entre o Terminal da Asa Sul (TAS) e o Zoológico, com saídas a cada 30 minutos, das 8h às 17h30, nos dias de gratuidade.
A novidade faz parte da ampliação do Programa Vai de Graça, do Governo do Distrito Federal (GDF), que oferece transporte público gratuito à população aos domingos e feriados, incluindo ônibus, BRT, metrô e zebrinha. Desde o início do programa, em março, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) registrou um crescimento de 59% no número de acessos.
“Estamos ajustando a operação para atender novos eixos de interesse da população, como o Zoológico e outros pontos turísticos e culturais da cidade”, destacou o secretário de Mobilidade, Zeno Gonçalves.
A nova linha 023.1 liga o Terminal da Asa Sul diretamente ao Zoológico e é feita por veículos do tipo zebrinha. A rota é integrada a todas as linhas que chegam ao terminal — como as vindas de Sobradinho, Planaltina e do metrô — o que facilita o deslocamento de moradores de diversas regiões do DF.
Além do reforço no acesso ao Zoológico, a Semob anunciou:
-
119 viagens extras em 27 linhas de ônibus, beneficiando regiões como Ceilândia, Samambaia, Recanto das Emas, Guará, Itapoã e Paranoá;
-
Substituição de ônibus comuns por articulados nas linhas dos BRTs do Gama e Santa Maria;
-
Alteração no trajeto da linha 141.5, que agora passa a atender também os moradores do Varjão.
A gratuidade no transporte vale para quem usa Cartão Mobilidade, Vale-Transporte, cartões especiais (como para PcD, idosos e estudantes) ou cartões de débito e crédito sem cobrança. Fiscais e cobradores estão preparados para auxiliar os passageiros durante a operação.
Repórter Capital com informações da Semob
Imagem: Divulgação/Semob