Os participantes interessados em fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 de forma gratuita têm um prazo decisivo: a solicitação da isenção da taxa de inscrição e a justificativa de ausência na edição de 2024 podem ser feitas apenas até esta sexta-feira (25/4), às 23h59, horário de Brasília.
O procedimento deve ser realizado exclusivamente pela Página do Participante, com acesso por meio do login único no sistema Gov.br. Quem não lembrar a senha pode recuperá-la seguindo as instruções da própria plataforma.
Segundo o Ministério da Educação (MEC) e o Inep, têm direito à isenção da taxa os candidatos que se enquadram em pelo menos uma das situações abaixo:
-
Estudantes matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025, em escola pública;
-
Quem cursou todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada;
-
Pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
-
Participantes do programa Pé-de-Meia, do MEC.
Justificativa de ausência
Quem teve direito à isenção no Enem 2024 e não compareceu aos dois dias de prova precisa justificar a ausência para manter o benefício em 2025. O não envio dessa justificativa ou a sua não aprovação resultam na perda do direito à gratuidade na próxima edição.
Fique atento ao cronograma:
-
Solicitação de isenção/Justificativa de ausência: até 25 de abril
-
Resultado da solicitação de isenção: 12 de maio
-
Período para apresentar recursos: 12 a 16 de maio
-
Resultado dos recursos: 22 de maio
É importante destacar que a aprovação da isenção da taxa não garante a inscrição automática no Enem. Os candidatos aprovados deverão, posteriormente, efetivar a inscrição no exame dentro do prazo a ser divulgado.
Repórter Capital com informações da Agência Brasil
Foto: Agência Brasil
