Simepar confirma três tornados no Paraná após tempestades severas

Fenômenos atingiram Rio Bonito do Iguaçu, Guarapuava e Turvo; um deles chegou à categoria F3, com ventos acima de 300 km/h.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, nesta segunda-feira (10), a ocorrência de três tornados durante as tempestades que atingiram o estado na noite de sexta-feira (7). Além de concluir a análise do tornado que devastou Rio Bonito do Iguaçu, o órgão também identificou fenômenos semelhantes nos municípios de Guarapuava e Turvo.

Segundo o Simepar, as equipes analisaram dados de radar, imagens de sobrevoos, vistorias em solo e vídeos enviados pela população. As condições atmosféricas registradas na ocasião — com calor intenso, alta umidade e mudanças bruscas na direção dos ventos em diferentes altitudes — criaram um ambiente favorável para tempestades severas e formação de tornados.

Por volta das 18h, uma supercélula avançou sobre Rio Bonito do Iguaçu e provocou destruição generalizada na área urbana. O tornado foi classificado como F3 na escala Fujita, com ventos estimados entre 300 km/h e 330 km/h. Foi o evento mais intenso registrado no dia.

Na sequência, duas outras tempestades severas também produziram tornados no estado. Em Guarapuava, o fenômeno concentrou-se na região do distrito de Entre Rios e foi classificado como F2, com ventos próximos de 250 km/h. Já em Turvo, ao sul da área urbana central, outro tornado F2 foi identificado, com ventos estimados em cerca de 200 km/h.

As análises foram baseadas nas imagens do radar meteorológico de Cascavel, no trabalho de campo realizado por meteorologista do Simepar e engenheiros do Corpo de Bombeiros e em registros coletados por moradores e veículos de imprensa. Outras possíveis ocorrências ainda estão em investigação.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -