Lula entrega aparelhos de radioterapia em São Paulo

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou de uma cerimônia de entrega de equipamentos de radioterapia na tarde de hoje (23), no Hospital Santa Marcelina, localizado na zona leste de São Paulo.

“O que está acontecendo hoje é um sonho que acalentamos há muito tempo, que o povo trabalhador tivesse acesso às coisas que todo mundo tem. A máquina que fará radioterapia aqui na zona leste é mais moderna do que aquela que eu fiz minhas 15 sessões em Brasília, que terminei agora pouco”, afirmou Lula em seu discurso.

O presidente também abordou medidas de atendimento voltadas para o acesso da população, por meio do programa Aqui Tem Mais Especialistas, que oferece atendimento local em vans e carretas, levando especialistas e serviços odontológicos gratuitos para perto de onde as pessoas moram e trabalham. “O que a gente quer fazer de verdade é dar ao povo brasileiro o respeito que ele tem de ter”, completou.

O aparelho entregue hoje, um acelerador linear, é uma das opções mais modernas para o tratamento de pacientes com câncer. Ele faz parte de um pacote de 105 aparelhos contratados nos últimos três anos e distribuídos para todos os estados.

No Hospital Santa Marcelina, a expectativa é de um aumento de 30% nos atendimentos com a chegada desse equipamento, que se junta a outros três aceleradores de modelos mais antigos. A previsão é também de reduzir o tempo de início do tratamento, que passará de 45 para 10 dias.

A instituição firmou novos convênios com o Ministério da Saúde e receberá R$ 166,7 milhões, destinados principalmente ao atendimento de pacientes em tratamento de câncer. Durante o evento, o HSM recebeu ainda a certificação como Hospital de Ensino Nível 1, reconhecendo seu papel de destaque em pesquisa e formação de profissionais.

O evento também destacou duas entregas simultâneas de aceleradores nas cidades de Fortaleza (CE) e Sinop (MT), além da assinatura de um contrato para a compra de 20 tomógrafos para hospitais do SUS.

O Hospital Santo Antônio, em Sinop (MT), passará a integrar a estratégia nacional de descentralização da radioterapia, com o objetivo de reduzir vazios assistenciais, diminuir o deslocamento de pacientes para grandes centros e ampliar o acesso aos tratamentos. Localizado na região norte do estado, o hospital tem se destacado como um polo regional de saúde, especialmente no atendimento recente ao cacique Raoni.

O equipamento destinado a Fortaleza (CE) será alocado no Instituto do Câncer do Ceará (ICC) – Hospital Haroldo Juaçaba, que já é referência no diagnóstico, tratamento e cuidados paliativos do câncer em todo o estado.

Desde 2023, foram contratados 155 aceleradores lineares, com previsão de entrega de 70 equipamentos até 2026, dos quais 44 já foram inaugurados.

Fonte: Agência Brasil

Redação
Redação
A Redação do Repórter Capital é o perfil editorial utilizado para a publicação de conteúdos informativos e de utilidade pública. As matérias assinadas por este usuário seguem a linha jornalística do portal, com foco em Brasília e no Distrito Federal, priorizando informações relevantes, atualizadas e de interesse direto da população.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -