Os atletas Manex Silva, Eduarda Ribera e Bruna Moura marcaram a estreia do Brasil no esqui cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, Itália, nesta terça-feira, 10 de fevereiro de 2026. Embora não tenham avançado à final na prova de qualificação (sprint livre), a participação histórica incluiu novos recordes nacionais e histórias de superação, com Manex Silva alcançando a melhor performance brasileira já registrada na modalidade.
Manex Silva, originário de Rio Branco (AC), destacou-se com a 48ª posição entre 90 competidores, registrando o tempo de 3min25s48. Esse desempenho superou a 66ª colocação obtida por Jaqueline Mourão em Vancouver 2010, consolidando-se como o melhor resultado do país na prova. “Eu estava sonhando com um resultado assim. Estou feliz porque eu acho que eu fiz uma boa corrida, dei o meu melhor e acho que não poderia ter ido melhor do que isso”, afirmou o atleta.
A paulista Eduarda Ribera também estabeleceu um novo marco para as mulheres brasileiras na modalidade, finalizando em 72º lugar com o tempo de 4min17s05 e alcançando 226,67 pontos FIS (Federação Internacional de Esqui e Snowboard). Irmã do esquiador paralímpico Cristian Ribera, Duda sublinhou a evolução mental como um fator crucial para seu desempenho, refletindo maior confiança e equilíbrio nas pistas.
Em um dos momentos mais aguardados, Bruna Moura, paulistana de 31 anos, fez sua estreia olímpica após uma notável recuperação de um grave acidente de carro sofrido há quatro anos. A esquiadora, que enfrentou múltiplas fraturas e um longo período de fisioterapia, completou a prova na 74ª posição com 4min22s07 e 254.53 pontos FIS. “Eu estou muito, muito feliz. A hora que eu vi a linha de chegada depois da última descida, ali para mim já significou tudo. Agora eu posso oficialmente dizer: atleta olímpica”, celebrou Bruna.
Próximas Competições
Os atletas brasileiros retornarão às pistas para mais disputas nos Jogos de Inverno. Nesta quinta-feira, 12 de fevereiro, Bruna Moura e Eduarda Ribera competem novamente no Esqui Cross-Country 10 km feminino (técnica livre), às 9h. Manex Silva terá outra chance na sexta-feira, 13 de fevereiro, no Esqui Cross-Country 10 km masculino (técnica livre), às 7h45. A agenda ainda prevê a participação de Nicole Silveira no Skeleton e Lucas Pinheiro Braathen no Esqui Alpino nos próximos dias.
Imagem sugerida: Atleta brasileiro competindo em prova de esqui cross-country nos Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina, Itália.
