Avanços na regionalização da saúde em Goiás com novas pactuações

A regionalização da saúde em Goiás avançou com a aprovação de medidas voltadas à ampliação da assistência especializada e ao fortalecimento da rede pública em diferentes regiões do estado. As pactuações foram definidas durante a 5ª Reunião Ordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) de 2026, realizada nesta quinta-feira (18/06).

Entre os principais encaminhamentos estão a adesão de novos municípios ao Programa Agora Tem Especialista (PATE), a aprovação de habilitações de leitos e serviços especializados e medidas voltadas ao fortalecimento da assistência oncológica.

Um dos destaques da reunião foi a ampliação da adesão de municípios ao Programa Agora Tem Especialista (PATE), iniciativa voltada à ampliação do acesso da população a consultas, exames e procedimentos especializados.

Agora Tem Especialista: Goiás já realizou mais de 5 mil procedimentos

Foram pactuadas novas ofertas de cuidado integrado em Águas Lindas de Goiás, Mineiros, Morrinhos, Edéia, Pontalina, Caiapônia, Serranópolis e Araçu.

As especialidades contempladas incluem:

Cardiologia;

Ortopedia;

Oftalmologia;

Otorrinolaringologia;

Saúde da mulher;

Avaliação de risco cirúrgico.

A proposta é ampliar a oferta desses atendimentos nas regiões participantes do programa.

A reunião também aprovou a habilitação de oito novos leitos de UTI Adulto Tipo II no Hospital Araújo Jorge, em Goiânia. Outro encaminhamento foi a pactuação da alteração da habilitação da Santa Casa de Misericórdia de Anápolis para inclusão do serviço de radioterapia, medida que busca fortalecer a assistência aos pacientes com câncer na região.

Também foi aprovada a habilitação da Equipe Assistencial de Cuidados Paliativos vinculada ao Hospital do Câncer de Rio Verde.

Outro ponto pactuado foi a utilização da Unidade Móvel do Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que deverá percorrer municípios goianos levando ações de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce do câncer.

Durante a reunião, foram aprovadas ainda habilitações de leitos, serviços especializados e adequações de redes assistenciais em diferentes municípios.

As pactuações também contemplaram ações de vigilância sanitária, vigilância ambiental e saúde do trabalhador, além da solicitação de recomposição de teto financeiro para o município de Itaberaí.

O secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos, destacou que os encaminhamentos reforçam o trabalho conjunto entre Estado e municípios para ampliar o acesso aos serviços especializados.

“Estamos fortalecendo uma rede cada vez mais regionalizada, resolutiva e próxima da população. Nosso objetivo é garantir que os goianos tenham acesso a serviços de qualidade, independentemente da região onde vivem, reduzindo deslocamentos e fortalecendo o SUS em todo o Estado”, afirmou.

Durante os informes, a SES-GO apresentou aos gestores municipais ações estratégicas em andamento na área da saúde.

Entre elas estão:

Política Estadual de Saúde das Mamas – Goiás Todo Rosa;

Aplicativo Rede Nascer em Goiás;

Calculadora de Estratificação de Risco Gestacional;

Seminário Estadual de Atenção Primária à Saúde;

Curso de Qualificação para profissionais da Atenção Primária no sistema e-SUS APS;

I Congresso de Regionalização da SES-GO.

Ao comentar o aplicativo Rede Nascer em Goiás, Rasível Santos destacou a adesão inicial à ferramenta voltada ao acompanhamento de gestantes e puérperas.

“Já alcançamos a marca de mil gestantes cadastradas em poucos dias. É uma ferramenta que aproxima os serviços de saúde das mulheres, fortalece o cuidado materno-infantil e contribui para uma assistência mais qualificada. Por isso, contamos com o apoio dos municípios para ampliar ainda mais esse alcance”, ressaltou.

Rede Nascer: Novo aplicativo acompanha saúde de gestantes e bebês

A programação também incluiu informes sobre o Webinar de Fiscalização e Licenciamento em Serviços de Saúde de Baixa Complexidade, o X Fórum Goiano de Mobilidade Urbana e o 10º Seminário de Saúde Pública e Trânsito.

As pactuações aprovadas durante a reunião estabelecem novos encaminhamentos para a ampliação da assistência especializada e o fortalecimento da regionalização da saúde em Goiás.

Goiás Todo Rosa amplia combate ao câncer de mama em parceria com municípios

Fonte: Agência Goiás de Notícias

Redação
Redação
A Redação do Repórter Capital é o perfil editorial utilizado para a publicação de conteúdos informativos e de utilidade pública. As matérias assinadas por este usuário seguem a linha jornalística do portal, com foco em Brasília e no Distrito Federal, priorizando informações relevantes, atualizadas e de interesse direto da população.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -