Brasil conquista três medalhas de bronze no GP de Astana de judô
São Paulo, 09 de maio de 2026 – Rafaela Silva (-63kg), Nauana Silva (-70kg) e David Lima (-81kg) conquistaram três medalhas de bronze para a delegação brasileira no segundo dia das disputas do GP de Astana, realizado no Cazaquistão.
No sábado (9), as vitórias começaram com a campeã olímpica Rafaela Silva, que alcançou sua quarta medalha na temporada de 2026.
Na disputa pela medalha, Rafaela enfrentou a holandesa Joanne Van Lieshout, campeã mundial em 2024 e adversária que já havia vencido na etapa de Paris. Em Astana, a brasileira obteve nova vitória, alterando o histórico entre as duas para 2×1.
A segunda medalha foi conquistada por Nauana Silva, que participou de seu primeiro Grand Slam na nova categoria de -70kg. Ela chegou a Astana ocupando a 55ª posição no ranking mundial, após conquistar a medalha de ouro no Campeonato Pan-Americano, realizado três semanas antes, sua estreia oficial no peso médio. Na disputa pela medalha, Nauana enfrentou a polonesa Aleksandra Kowalewska e venceu por yuko.
David Lima (até 81kg) completou a participação brasileira no sábado, garantindo seu lugar no pódio ao vencer o cazaque Doskhan Zholzhaxynov. Sua campanha no torneio contou com quatro vitórias em cinco lutas.
- Pacto visa assegurar trabalho decente em grandes eventos no Brasil
- Brasil se prepara para emitir títulos em yuan na China
- Desafio dos artilheiros que anotaram gols em todas as partidas de uma Copa do Mundo
- PMDF Detém Três Homens por Receptação de Veículo com Restrição de Roubo na Epia
- Ancelotti elogia desempenho sólido do Brasil e recomenda cautela para a fase eliminatória
O GP de Astana prossegue até este domingo (10), com a participação de 19 atletas brasileiros no torneio.
Fonte: Agência Brasil
