Operação conjunta da Polícia Civil desarticulou nesta sexta-feira (12) uma quadrilha especializada em aplicar golpes contra pessoas idosas no Distrito Federal. A ação, conduzida pela 2ª e 6ª Delegacias de Polícia, resultou na prisão em flagrante de integrantes da organização criminosa, além da apreensão de grandes quantias em dinheiro, inclusive em moeda estrangeira, e drogas.
De acordo com as investigações, pelo menos quatro idosas de regiões nobres do DF já foram identificadas como vítimas. Os criminosos, vindos do Sul do país, convenciam as mulheres de que haviam sido contempladas com prêmios de loteria e, em seguida, exigiam o pagamento de valores expressivos em espécie ou via transferências bancárias. Para consumar o golpe, os estelionatários chegaram a acompanhar as vítimas até agências bancárias e residências.
As apurações continuam para localizar novos envolvidos e outras possíveis vítimas. A Polícia Civil reforçou o compromisso de combater de forma firme crimes patrimoniais e fraudes que atingem grupos vulneráveis, como os idosos.