As comemorações do Dia da Pátria devem reunir mais de 50 mil pessoas neste sábado (7), na Esplanada dos Ministérios, para o tradicional desfile cívico-militar. Para garantir que o público chegue e saia com segurança, a Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) determinou o reforço nas linhas de ônibus que atendem o centro da capital, com foco na Rodoviária do Plano Piloto.
No total, 134 ônibus extras estarão em circulação entre 7h e 13h. Mesmo com a tabela de domingo, o reforço vai ampliar as opções para os passageiros das principais regiões administrativas. Além disso, por ser feriado em um domingo, os usuários poderão contar com o programa Vai de Graça, que permite viagens sem cobrança de tarifa.
O maior reforço será nas linhas semiexpressas que ligam Paranoá, Itapoã, São Sebastião e Jardim Botânico ao centro da cidade. Já os veículos vindos de Santa Maria e Gama passarão pelo Eixinho, em razão do fechamento do Eixão para o desfile. Regiões como Recanto das Emas, Riacho Fundo, Riacho Fundo II e Samambaia terão 29 ônibus extras. Outros 43 veículos vão reforçar os trajetos de Brazlândia, Ceilândia, Taguatinga, Sol Nascente e Guará. Na área compreendida entre o centro, Sobradinho e Planaltina, serão 27 ônibus a mais.
Com a expectativa de grande público e transporte público gratuito, o governo do DF aposta em uma logística mais acessível para que milhares de brasilienses possam participar das celebrações do 7 de Setembro com tranquilidade e segurança.