O Teatro Nacional Claudio Santoro, reinaugurado em 2023, será palco de uma das programações culturais mais aguardadas das comemorações pelos 65 anos de Brasília. Serão três noites gratuitas dedicadas às artes cênicas e à música, com início sempre às 20h, na Sala Martins Pena, mediante retirada prévia de ingresso online.
A programação começa neste sábado (19) com o consagrado grupo brasiliense Os Melhores do Mundo, que apresenta o clássico “Hermanoteu na Terra de Godah”, sátira histórica que faz rir ao misturar referências bíblicas com críticas à sociedade contemporânea.
No domingo (20), o humorista TJ Fernandes assume o palco com seu espetáculo de stand-up comedy, garantindo o riso na véspera do feriado.
Já na segunda-feira (21), data oficial do aniversário da capital, a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro convida cinco grandes nomes da cena musical brasiliense para um espetáculo de rock sinfônico, misturando o erudito ao popular com arranjos de sucessos de Beatles, Rolling Stones, Scorpions, Pink Floyd e Legião Urbana. Entre os músicos convidados estão Kiko Peres (Natiruts), Marcelo Barbosa (Angra), Haroldinho Matos, Dillo Araújo e Ticho Lavenère.
“É uma fusão de universos, com artistas muito importantes da cidade e uma orquestra afinadíssima. Vamos celebrar Brasília com o som que marcou gerações”, adianta o maestro Cláudio Cohen.
A programação no Teatro Nacional integra o calendário oficial do Governo do Distrito Federal (GDF), organizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF). Também participam da agenda comemorativa o Museu Nacional da República e o Cine Brasília, com eventos gratuitos entre os dias 19 e 21 de abril.
Mais atrações pelo DF
A cidade entra em festa com o tema “O melhor tempo é agora”, oferecendo transporte gratuito por meio do programa Vai de Graça, além de entrada livre no Zoológico de Brasília e no Jardim Botânico.
Na Esplanada dos Ministérios, os shows começam no sábado (19) e vão até segunda (21), com atrações nacionais como Léo Santana e Wesley Safadão, e artistas locais como os grupos Menos é Mais, BenzaDeus e Doze por Oito.
A tradicional Via Sacra no Morro da Capelinha, na sexta-feira (18), e a missa em ação de graças na Catedral Metropolitana na segunda-feira (21), às 10h, também integram o cronograma oficial, além da Maratona Brasília e dos festivais gastronômicos Restaurant Week e Comida di Buteco.