A 10ª Delegacia de Polícia, localizada no Lago Sul, foi reinaugurada nesta segunda-feira (25) após passar por ampla reconstrução e modernização, com investimento de R$ 4,9 milhões. A área da unidade foi ampliada de 581 m² para 933 m², um aumento superior a 60%, e ganhou novas instalações voltadas ao atendimento da população, funcionando agora 24 horas por dia para o Lago Sul, Jardim Botânico e áreas como Aeroporto de Brasília e Altiplano Leste.
A reforma incluiu a substituição das redes elétrica e hidráulica, troca de pisos e revestimentos, modernização da fachada com nova identidade visual, climatização completa, acessibilidade com rampas e banheiros adaptados, além da preservação de árvores frutíferas e ampliação da área externa com grama. Entre as novidades estão salas de acolhimento para crianças e vítimas de violência doméstica, cinco salas de oitivas audiovisuais, sala de reconhecimento com vidro especial, áreas específicas para advogados, policiais militares e custodiados, além de sistema de segurança reforçado.
A reabertura da 10ª DP faz parte de um conjunto de ações do Governo do Distrito Federal para modernizar a Polícia Civil, que inclui a reforma de outras delegacias, como a 9ª DP no Lago Norte e a 17ª DP em Ceilândia, além da construção de novas unidades e ampliação de serviços especializados, como as Delegacias de Atendimento à Mulher (Deam). Entre 2019 e 2025, mais de 1,3 mil profissionais foram convocados para reforçar o quadro da Polícia Civil.
O investimento em infraestrutura e tecnologia visa garantir atendimento humanizado, segurança e agilidade na prestação de serviços à população, oferecendo melhores condições de trabalho para servidores e reforçando a atuação da Polícia Civil em todo o Distrito Federal.