A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF) publicou, nesta terça-feira (26), o edital do Processo Seletivo Simplificado para contratação de professores substitutos da rede pública. As inscrições estarão abertas de 8 a 22 de setembro, pelo site da banca Quadrix. A prova está prevista para 19 de outubro, e o resultado final deve sair até dezembro, garantindo a contratação já no início de 2026, dentro do programa Carência Zero.
Segundo a subsecretária de Gestão de Pessoas (Sugep), Ana Paula Aguiar, o edital traz inovações importantes. A principal delas é a inclusão de um eixo temático em Educação Inclusiva, Diversidade e Direitos Humanos, dentro das 120 questões da prova, que seguirá dividida entre conhecimentos básicos, específicos e complementares. “Nossa perspectiva é a de que todas as turmas são inclusivas, independentemente da presença de estudantes com diagnóstico formal. Isso exige professores com uma visão mais ampla e focada nas potencialidades dos alunos”, explicou.
Outra novidade é a prova prática voltada para candidatos ao Centro de Educação Profissional Escola de Música de Brasília (EMB). Eles precisarão comprovar formação em Música ou Artes-Música e demonstrar aptidão prática em instrumentos ou disciplinas específicas. A mudança traz, segundo a gestora, mais isonomia e transparência ao processo.
No caso da Educação Especial, também houve ajustes. A banca de aptidão será exigida apenas para professores que se candidatarem a trabalhar com deficiências sensoriais (auditiva, visual e surdocegueira). Para outras deficiências, como intelectual, múltipla ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), será necessária documentação comprobatória. A análise documental também valerá para quem concorrer a vagas na Educação de Jovens e Adultos (EJA) Interventiva.
Professores que já participaram de seleções anteriores e comprovaram atuação em Educação Especial poderão apresentar apenas declaração acompanhada de ficha profissional emitida pela SEEDF.