Rodovias EPNB e EPCT vão passar por transformação total! Veja onde e quando começa

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) acaba de lançar, nesta terça-feira (5), a Concorrência Eletrônica nº 90021/2025, que definirá a empresa responsável pela restauração completa do pavimento de dois importantes trechos viários do DF: a Estrada Parque Contorno (EPCT/DF-001) e a Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB/DF-075).

Com extensão linear de aproximadamente 10,5 km, as obras fazem parte do projeto de implantação do Corredor de Transporte Coletivo do Eixo Sudoeste, e contam com um investimento robusto de R$ 103 milhões, oriundos inteiramente da Fonte 100 — o tesouro do Governo do Distrito Federal.

A sessão pública de disputa de preços está marcada para o dia 26 de agosto, às 10h. Após a abertura, serão divulgadas as empresas habilitadas e, em seguida, será anunciada a vencedora da licitação. A expectativa é de que todo o processo leve cerca de 60 dias, incluindo assinatura de contrato e emissão da ordem de serviço. A partir daí, a empresa escolhida terá 18 meses consecutivos para executar a obra.

Faixas de concreto e mais fluidez no trânsito

O projeto inclui a implantação de faixas auxiliares em concreto, com destaque para o trecho entre a Epia (DF-003) e a DF-001, passando pelo Pistão Sul, até o entroncamento com a BR-060, no acesso a Samambaia.

Durante a execução da obra, duas novas pistas de concreto serão construídas no canteiro central da EPNB. Inicialmente, essas pistas funcionarão como desvios provisórios, mas, após a conclusão da restauração, serão transformadas em faixas exclusivas para ônibus, priorizando o transporte coletivo e ampliando a mobilidade sustentável na região.

“A cidade com 65 anos precisa de novas obras e da manutenção das antigas. Assim como fizemos na Via Estrutural, a EPNB será totalmente restaurada e modernizada”, destacou o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.

As melhorias devem contribuir significativamente para a fluidez no trânsito e mais segurança para motoristas e usuários do transporte público, atendendo regiões densamente habitadas e de tráfego intenso.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -