Um show cores e formas urbanas começou a dar ainda mais vida à passagem subterrânea da 103 Norte, recém-reformada e entregue à população pelo GDF.
O grafiteiro Elom Cordeiro, de Ceilândia, iniciou, na segunda-feira (20), a pintura de um painel que mistura formas geométricas inspiradas em Athos Bulcão e referências a monumentos icônicos de Brasília, como a Torre de TV, o Congresso Nacional e a Praça dos Três Poderes.
O projeto integra uma série de intervenções artísticas nas passarelas de pedestres e ciclistas do Plano Piloto, que totalizam quase 1,2 mil metros quadrados. Cada parede possui cerca de 200 metros de extensão e 2,90 metros de altura. Além de Elom, outros nomes da cena urbana do Distrito Federal, como Toys Daniel, reconhecido internacionalmente, e Vinícius Lap!xa, referência do grafite em Sobradinho, vão contribuir para colorir os espaços.
Segundo Elom, a iniciativa busca dar vida às estruturas monocromáticas e valorizar os artistas candangos, além de incentivar novos talentos da periferia. “Queremos firmar parcerias para que seus trabalhos ganhem oportunidades e sejam apreciados pela comunidade”, afirma o artista, responsável por diversos painéis em Brasília.
O presidente da Novacap, Fernando Leite, destaca que a ação também tem impacto direto no bem-estar da população. “As 16 passagens vão ficar mais harmoniosas e agradáveis, melhorando a estética e proporcionando uma sensação maior de segurança ao cidadão”, explica. Cada trecho deve levar de uma a duas semanas para ficar completamente grafitado. Após a 103 Norte, os artistas seguirão para passagens na Asa Sul, já reformadas nas alturas da 102 e 104.
A Novacap reforça o apelo à comunidade para preservar os espaços, evitando descarte irregular de lixo, estacionamento de veículos nas áreas de acesso e uso inadequado das passagens. Além disso, um acordo entre a Novacap e a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) prevê a instalação de câmeras de videomonitoramento 24 horas, com cerca de 220 equipamentos, para garantir segurança e inibir depredações.
Com informações da Agência Brasília e Novacap