Ação estratégica visa reduzir furtos e reforçar segurança na área do 3º Batalhão
A Polícia Militar do Distrito Federal deu início, nesta quinta-feira (6), à Operação Sentinela Urbana, uma grande mobilização de segurança com foco na Asa Norte, região sob responsabilidade do 3º Batalhão. A ação tem como principal objetivo reduzir os índices de furto a comércios e veículos, além de aumentar a sensação de segurança entre moradores, lojistas e frequentadores da região.
Para isso, a operação conta com um efetivo reforçado, incluindo policiais do setor administrativo da PMDF e integrantes de unidades especializadas como:
-
PATAMO (Patrulhamento Tático Móvel);
-
ROTAM (Rondas Táticas Metropolitanas);
-
BPCÃES (Batalhão de Policiamento com Cães);
-
Grupos Táticos Operacionais (GTOPs) de diversas unidades da corporação.
As ações estão sendo executadas de forma estratégica, com blitzes, abordagens a suspeitos, patrulhamento ostensivo e operações preventivas em áreas previamente mapeadas como críticas. O foco é na repressão qualificada ao tráfico de drogas e à atuação de quadrilhas envolvidas em crimes patrimoniais.
Segundo a PMDF, o planejamento integrado e o uso de tropas altamente treinadas reafirmam o compromisso da corporação com a redução da criminalidade e a manutenção da tranquilidade pública na Asa Norte.
A Polícia Militar reforça a importância da participação ativa da população, que pode colaborar por meio de seus canais de denúncia, disponíveis 24 horas por dia. O apoio da comunidade é considerado peça-chave no enfrentamento à criminalidade e no sucesso de operações como esta.
Com informações da PMDF