As ações de acolhimento do Plano de Ação para a Efetivação da Política Distrital para a População em Situação de Rua, coordenadas pela Casa Civil do Governo do Distrito Federal (GDF), alcançaram 33 pessoas entre os dias 7 e 12 de setembro. O trabalho passou por 14 pontos do Plano Piloto, Taguatinga, Gama e, pela primeira vez, Santa Maria, oferecendo acesso a serviços de saúde, educação, emprego, moradia, assistência social e qualificação profissional.
Durante a semana, equipes intersetoriais removeram 16 estruturas precárias e recolheram materiais inservíveis com o uso de sete caminhões de entulho, encaminhados à Unidade de Recebimento de Entulho (URE) do SLU. Segundo o secretário-chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, o avanço para Santa Maria simboliza a expansão da rede de cuidado: “Nosso compromisso é levar dignidade, escuta e oportunidades a todos os cantos do DF. Ninguém será deixado para trás.”
As ações contaram com a participação de diferentes órgãos do GDF, como as secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Trabalho e Renda, Justiça e Cidadania, além de DF Legal, Novacap, SLU, Codhab, Detran e forças de segurança. Além de atendimento básico, os cidadãos receberam orientação sobre cuidados com animais domésticos, auxílio excepcional de R$ 600 para quem não tem condições de pagar aluguel, encaminhamento para abrigos, vagas no programa RenovaDF e cadastro para unidades habitacionais.