O Parque da Cidade, cartão-postal de Brasília, recebeu no último sábado (6) uma força-tarefa para reforçar a importância do descarte correto do lixo. A ação, chamada Lixo no Lixo, foi organizada pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU) em parceria com a administração do espaço e reuniu mais de 100 voluntários.
Entre eles estavam jovens do Grupo Escoteiro José de Anchieta (Geja), que circularam pelo parque orientando visitantes. “Os meninos aprendem e ensinam ao mesmo tempo. É uma troca de consciência sobre sustentabilidade”, disse o coordenador Alexandre Ponciano.
O mutirão acontece em um dos pontos mais movimentados da capital. Só nos fins de semana, o Parque da Cidade recebe cerca de 40 mil pessoas. Piqueniques, encontros de amigos, esportes e caminhadas aumentam a produção de resíduos. “Temos equipe do SLU e estrutura para limpeza, mas sem a colaboração do público fica impossível manter o espaço em ordem”, afirmou o administrador, Todi Moreno.
Além da campanha educativa, o SLU mantém 12 garis fixos no parque e instalou 149 novas papeleiras para facilitar o descarte. Para o diretor-presidente do órgão, Luiz Felipe Carvalho, a participação popular é decisiva: “O Parque é memória afetiva de Brasília. A manutenção depende tanto do nosso trabalho quanto da responsabilidade de cada visitante”.