A Polícia Militar do Distrito Federal desmantelou, na noite desta sexta-feira (3), um laboratório clandestino de falsificação de bebidas em Sobradinho dos Melos. A descoberta ocorreu durante a Operação 5º Mandamento, que fiscalizava bares do Paranoá e Itapoã — regiões que já vinham sendo alvo de outras ocorrências recentes envolvendo bebidas adulteradas.
Por volta das 21h, equipes do 20º Batalhão da PMDF e fiscais da Vigilância Sanitária encontraram indícios de irregularidade em uma distribuidora localizada na Quadra 03 da Fazendinha, no Paranoá. As garrafas apresentavam lacres adulterados e, ao verificar a nota fiscal da mercadoria, os policiais identificaram que o fornecedor estava registrado em Sobradinho dos Melos.
Ao seguir o endereço indicado, as equipes encontraram um laboratório montado para a falsificação em larga escala de bebidas destiladas. O local possuía toda a estrutura para produção, envase, rotulagem e embalagem, com equipamentos e produtos químicos utilizados na adulteração.
Foram apreendidas diversas caixas de garrafas vazias, tampas, rótulos, embalagens e maquinário. Um caseiro que estava no local foi conduzido à 6ª Delegacia de Polícia, onde o caso foi registrado como crime contra as relações de consumo. O homem informou que o proprietário do imóvel está no Ceará.
Além da PMDF e da Vigilância Sanitária, a operação contou com o apoio do Corpo de Bombeiros Militar (CBMDF), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e do DF Legal. A ação reforça o alerta das autoridades para o risco das bebidas falsificadas, que voltam a ser encontradas com frequência em estabelecimentos do Paranoá e região.