A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) realizará, entre os dias 25 e 27 de agosto, uma intervenção na Estrada Parque Taguatinga (EPTG) para dar prosseguimento às obras que vão interligar os sistemas de Santa Maria e Torto/Descoberto.
Durante o período, das 10h às 17h, haverá bloqueio de um trecho do acostamento e da faixa da direita da via no sentido Taguatinga–Plano Piloto, na altura da Residência Oficial de Águas Claras, entre o km 8 e o km 10. A interdição será necessária para a construção de uma caixa de concreto destinada à montagem de válvulas.
Para organizar o tráfego e reforçar a segurança viária, o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) instalará três painéis de mensagens variáveis ao longo da EPTG. Além disso, será montado um taper de cones e barreiras. O órgão recomenda que os motoristas planejem os deslocamentos, redobrem a atenção e, se possível, utilizem rotas alternativas.
A obra
O investimento de R$ 13 milhões permitirá que a Caesb transfira água entre sistemas, assegurando o abastecimento em períodos de estiagem ou em caso de falhas em mananciais. A adutora, com cerca de 18 km de extensão, começa no viaduto de Taguatinga Centro e vai até o reservatório do Cruzeiro, no Eixo Monumental.
Com a conclusão das obras, será possível transferir até 1.000 litros de água por segundo de um sistema para outro, garantindo fornecimento regular para moradores do Núcleo Bandeirante, Candangolândia, Park Way (quadras 1 a 5), Guará, Guará II, Cruzeiro, Octogonal, Sudoeste, Estrutural, Cidade do Automóvel, SIA, SCIA e colônias agrícolas Águas Claras e Bernardo Sayão.
Com informações da Caesb e do DER