O governador Ibaneis Rocha acompanhou, nesta quarta-feira (17), a movimentação da arena dos Jogos da Juventude 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). O evento reúne quase 5 mil jovens atletas de todas as regiões do país em 20 modalidades e segue até 25 de setembro, consolidando Brasília como sede de grandes competições nacionais.
Ao lado de atletas e autoridades, Ibaneis destacou o impacto da prática esportiva na vida dos jovens e a posição estratégica do Distrito Federal para receber eventos de grande porte. “Fazer esportes com essa dedicação ajuda também na formação desses jovens, que serão, no futuro, a esperança de que o país se desenvolva de verdade. Além disso, é uma alegria receber todas as delegações em Brasília. Isso mostra para o Brasil e para o mundo que temos a capacidade de receber grandes eventos”, afirmou.
Até o momento, a delegação do DF soma 17 medalhas. O grande destaque é José Luís Miranda, de 14 anos, aluno do CEF 102 Norte, que já conquistou seis medalhas na ginástica artística. “Ter essa participação nos Jogos da Juventude aqui em Brasília é legal demais. O país todo está aqui, com muitos atletas bons e eu consegui me superar”, comemorou o jovem atleta.
A estrutura do evento impressiona: são mais de 40 mil diárias de hospedagem, 70 mil refeições servidas e 13 caminhões de materiais mobilizados. Além das disputas, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) aposta em ações de sustentabilidade, como coleta seletiva, e no programa Esporte Seguro, que inclui atenção à saúde mental dos atletas.
Para o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira, o apoio do governo é determinante para o desenvolvimento de novos talentos. “Temos 12 Centros Olímpicos e Paralímpicos que são incubadoras de grandes talentos. Além disso, há os programas Compete Brasília e Bolsa Atleta, que ajudam esses atletas a competirem em alto nível”, ressaltou.
A diretora de comunicação e marketing do COB, Manoela Penna, também elogiou a escolha de Brasília. “Tem sido jogos espetaculares aqui, com todas as condições técnicas e logísticas para a realização. É um evento que movimenta bastante a cidade, que nos acolheu perfeitamente”, destacou.
Reconhecidos como vitrine de novos talentos, os Jogos da Juventude já revelaram nomes como Rodrygo, hoje atacante da Seleção Brasileira e do Real Madrid, e campeões olímpicos de modalidades como judô, vôlei de praia e atletismo. De volta ao lugar onde começou, em 2000, o torneio reafirma Brasília como palco do futuro do esporte nacional.