Ibaneis traça plano de ação para o segundo semestre com foco em infraestrutura, saúde, segurança e turismo

Em reunião realizada na manhã desta segunda-feira (21), na Residência Oficial de Águas Claras (Roac), o governador Ibaneis Rocha reuniu secretários de Estado e presidentes de empresas públicas do Distrito Federal para alinhar as metas de gestão para o segundo semestre de 2025. Infraestrutura, saúde, social, segurança e turismo foram as áreas destacadas como prioritárias no planejamento do Governo do Distrito Federal (GDF) até o fim do ano.

“O trabalho que estamos desenvolvendo tem tido impacto direto na vida da população. Agora, precisamos nos programar para manter esse ritmo de entregas. Vamos continuar investindo fortemente em obras, revitalização urbana e nos setores que mais cresceram, como o turismo”, declarou Ibaneis. Ele também destacou o avanço dos novos programas na área da saúde e o compromisso com políticas sociais.

Entre os principais projetos destacados estão:

Investimentos em infraestrutura

Ibaneis confirmou a entrega das reformas das quadras 1 e 6 do Setor Comercial Sul e da urbanização do Sol Nascente, onde serão implantadas uma delegacia e um batalhão da Polícia Militar. Também anunciou a retomada do recapeamento asfáltico da Asa Norte e obras em áreas rurais como as DF-270 e DF-100, além da construção do novo 6º Batalhão da PMDF, no Plano Piloto, e melhorias urbanas no Pôr do Sol e em Santa Luzia.

Nesta última, será iniciado o cadastramento de famílias para o programa Cartão Material de Construção, que oferece auxílio financeiro para reformas habitacionais.

Outro destaque foi o avanço do Programa DF 100% LED, com mais de 100 mil lâmpadas de LED já instaladas pela CEB Iluminação Pública e Serviços (Ipes). O objetivo é atingir a meta de 173 mil luminárias substituídas em todas as regiões administrativas, com investimento superior a R$ 200 milhões.

Obras estratégicas e novos equipamentos públicos

O segundo semestre também deve marcar o lançamento do novo bairro do Jóquei Clube, a reinauguração do Autódromo de Brasília, que receberá uma etapa oficial da Stock Car em novembro, e a segunda etapa da reforma do Teatro Nacional Claudio Santoro.

Na área da mobilidade, será lançada a licitação para construção de duas novas pontes no Lago Sul. Já na área social, o GDF prevê a ampliação dos restaurantes comunitários, com novas unidades em Arapoanga, Água Quente e Ceilândia.

A educação também está no radar, com reformas em cerca de 50 escolas da rede pública e a ampliação do modelo de gestão compartilhada com a Secretaria de Segurança Pública. Estão previstos ainda novos centros de convivência para idosos e reativação dos centros da juventude.

Saúde e cultura como motores de desenvolvimento

O governador comemorou os avanços em saúde, especialmente com os programas que ampliam o acesso a tratamentos oncológicos e cirurgias eletivas. A meta é realizar até 16 mil procedimentos até o início de 2026, reduzindo drasticamente as filas e a pressão sobre os hospitais.

“Estamos falando de pacientes com câncer sendo tratados em até 90 dias. Isso é um ganho para todo o sistema de saúde e para milhares de famílias”, disse Ibaneis.

No setor cultural e turístico, o governo reforça ações que têm movimentado a economia local, como os programas Vai de Graça e Lazer Para Todos, que garantem gratuidade no transporte e acesso aos domingos e feriados. Com essas medidas, o Zoológico de Brasília e o Jardim Botânico registraram aumento de público, motivando novos contratos de manutenção e melhorias.

Também estão previstos: a reforma completa do Parque da Cidade Sarah Kubitschek, instalação de 50 bebedouros em parques e áreas de lazer e eventos de grande porte, como o Capital Moto Week, a Expoabra e o Encontro Cultural das Capitais Ibero-americanas, previsto para 2026.

Para o governador, a combinação entre obras, saúde, cultura e políticas sociais é a fórmula para manter Brasília no caminho do desenvolvimento: “As pessoas estão se movimentando mais, vivendo mais a cidade. Nosso papel é garantir estrutura e serviços de qualidade para acompanhar essa transformação.”

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -