O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF), referência nacional em alta complexidade, vai ganhar um novo centro cirúrgico de última geração, com 16 salas operatórias, sendo duas delas equipadas com tecnologia de alta performance. As obras começam este mês e serão implantadas no antigo bloco de ligação, que estava desativado e servia como depósito.
Com investimento de R$ 13,5 milhões, o projeto inclui uma sala de recuperação pós-anestésica com 18 leitos, além de áreas de apoio para equipes médicas e logísticas. A expectativa é de que a obra seja concluída em até nove meses, sem afetar os atendimentos do centro cirúrgico atual.
O vice-presidente do IgesDF, Rubens de Oliveira Pimentel Jr., destaca que a nova estrutura vai garantir mais precisão nos procedimentos, conforto para pacientes e eficiência para os profissionais. As salas terão sistemas integrados, permitindo a transmissão de imagens em tempo real e a integração entre equipamentos, o que facilita diagnósticos e intervenções mais seguras.
Em julho de 2025, o HBDF bateu recorde com 1.326 cirurgias realizadas em um único mês. Em todo o ano de 2024 foram 17.337 procedimentos, e somente de janeiro a junho de 2025, já são 10.574 cirurgias.
Além da modernização, a obra é uma resposta estratégica à demanda reprimida por cirurgias no DF. A expectativa é de que a nova estrutura reduza filas, otimize fluxos e qualifique ainda mais o atendimento no hospital, que completa mais de seis décadas sendo um dos maiores do SUS no país.