Uma grande ação social promovida pelo Governo do Distrito Federal (GDF) vai oferecer acolhimento e atendimento integrado à população em situação de rua nesta terça (3) e quarta-feira (4), em dez locais do Plano Piloto. A iniciativa envolve diversas secretarias e órgãos do governo, com o objetivo de oferecer dignidade, acesso a serviços públicos e perspectivas reais de reintegração social.
A ação começa às 9h desta terça-feira e conta com a participação das secretarias de Desenvolvimento Social, Saúde, Educação, Desenvolvimento Econômico, Segurança Pública, Justiça e Cidadania, além de órgãos como DF Legal, SLU, Novacap, Codhab, Detran, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Conselho Tutelar.
O trabalho é resultado de uma abordagem prévia feita ao longo da semana passada, com mapeamento das pessoas a serem atendidas e levantamento de suas demandas.
Atendimento completo e auxílio financeiro
Nos pontos de ação, a população em situação de rua terá acesso a serviços de saúde, educação, assistência social e orientação sobre cuidados com animais domésticos. Também serão ofertados auxílio financeiro emergencial de R$ 600, vagas em abrigos públicos, programas de qualificação profissional — como o RenovaDF —, além de encaminhamentos para cadastro habitacional.
“Essa ação integrada é uma forma de garantir acesso a direitos básicos e promover uma abordagem humanizada e eficaz”, destaca a equipe de coordenação da DF Legal.
Após o atendimento, será realizado o desmonte das estruturas improvisadas nos locais. Os pertences dos ocupantes serão transportados para o destino informado por cada um. Quando não houver local definido, os objetos serão encaminhados para depósito público, onde poderão ser retirados em até 60 dias, sem custo.
Pontos de atuação nesta terça e quarta:
-
Via N2, em frente à 5ª DP
-
Via N2, no balão próximo à 5ª DP
-
Setor Hoteleiro Norte, Quadra 02
-
SGAN 908, próximo ao muro do CEUB
-
SGAN 910, muro da Casa do Ceará
-
Hospital Santa Helena Norte, em frente ao Boulevard Shopping
-
SQNW 310/510
-
SQNW 311/511
-
Ao lado da Estação de Metrô Galeria
-
SQS 303, área verde da quadra, fundos da Igreja São Camilo
A iniciativa reafirma o compromisso do GDF com políticas públicas de acolhimento, proteção social e dignidade humana.