O Governo do Distrito Federal (GDF) iniciou uma série de obras no Itapoã para reduzir os impactos do período chuvoso e garantir mais segurança para os moradores da zona rural. Em parceria com a Secretaria da Agricultura (Seagri-DF) e os próprios agricultores, a administração regional realizou serviços de limpeza, manutenção e abertura de bolsões de contenção de águas pluviais nas estradas vicinais que dão acesso ao Núcleo Rural do Capão da Erva e ao Beraca.
Atualmente, a região conta com 41 bolsões em funcionamento — 27 recuperados e 14 novos em pontos estratégicos. As estruturas são responsáveis por drenar a água da chuva, evitando enxurradas, alagamentos e danos às estradas. Para potencializar o escoamento, foram construídos também 16 “peitos de pombo” (lombadas transversais que desviam a água para os bolsões) e recuperados mais de 17 quilômetros de estradas rurais.
Segundo o administrador regional do Itapoã, Dilson Bulhões, as ações só foram possíveis graças à parceria com a comunidade. “Todos esses bolsões estão na Transcapão e foram feitos com a colaboração dos moradores, que permitiram a construção dentro de suas propriedades. Isso vai garantir mais segurança para todos”, destacou.
Para os moradores, a mudança já é visível. A aposentada Cristina de Andrade, 65 anos, acompanhou de perto as obras e comemorou a conquista. “Essa era uma demanda antiga, que pedimos pela ouvidoria. A rua estava horrível, e agora temos esperança de que a chuva não cause mais estragos”, afirmou.