O Governo do Distrito Federal entregou, neste sábado (24), a duplicação da DF-140 e a nova ponte sobre o Ribeirão Santana, entre São Sebastião e o Jardim Botânico. A obra, aguardada há décadas pela população, amplia a capacidade da rodovia em seus 14,8 km de extensão e beneficia cerca de 20 mil motoristas diariamente. Com investimento de R$ 22 milhões, a intervenção também gerou 200 empregos diretos.
O governador Ibaneis Rocha celebrou a entrega:
“É um dia de muita alegria para todos nós. Essa é uma região que mais cresce no DF e precisa de obras estruturantes para acompanhar seu desenvolvimento.”
A duplicação — executada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER-DF) — contempla recapeamento total da pista antiga, nova pavimentação, drenagem, sinalização, paisagismo e instalação de 19 abrigos de ônibus padrão. A rodovia também é importante rota de acesso para moradores de cidades goianas como Cidade Ocidental e Luziânia.
Segurança e acessibilidade
A nova ponte sobre o Ribeirão Santana elimina gargalos antigos, como o tráfego em mão única em trechos de alto risco. “Essa duplicação traz segurança viária, evita acidentes e salva vidas”, afirmou o presidente do DER, Fauzi Nacfur.
Para a vice-governadora Celina Leão, a entrega marca o compromisso do GDF com o crescimento ordenado do DF:
“É uma demanda antiga, que simboliza nosso esforço por um desenvolvimento sustentável, com qualidade de vida para quem vive na região.”
Voz da comunidade
Moradores da região comemoraram a transformação da via. A aposentada Sergina Maria de Souza Aquino, 67, lembra das dificuldades antes da duplicação:
“Era um transtorno total. A pista era cheia de buracos, sem acostamento e com alto risco de acidentes.”
O administrador Magela Rosa, 61, destaca a valorização dos imóveis:
“Não imaginávamos uma obra tão bem feita. Isso mostra o olhar do governo para nossa região.”
Já a líder comunitária Maria José Feitosa, que vive há mais de 20 anos no Tororó, resume o sentimento dos moradores:
“Essa entrega é um presente. Mostra que o GDF está investindo onde realmente é necessário.”
Conectividade
A DF-140 conecta diversos condomínios do Jardim Botânico e do Setor Habitacional Tororó e reforça a integração com a DF-001 e a DF-251. Além disso, a obra foi pensada também para o transporte público e pedestres, com melhorias como passarelas e iluminação pública.
Com a entrega da duplicação, o GDF reforça sua estratégia de infraestrutura para preparar o DF para o crescimento populacional, especialmente nas regiões com maior expansão habitacional.