O Governo do Distrito Federal (GDF) finalizou neste mês de julho o pagamento da última parcela do reajuste salarial de 18% concedido aos servidores públicos distritais. A correção foi implementada de forma escalonada, em três etapas anuais de 6%, distribuídas ao longo de 2023, 2024 e 2025.
Com o depósito da terceira e última parcela, o percentual total do reajuste está agora integralmente incorporado aos salários, beneficiando cerca de 160 mil servidores, entre ativos, aposentados e pensionistas da administração direta, autárquica e fundacional do DF — com exceção das forças de segurança (Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros), cujos vencimentos são pagos com recursos do Fundo Constitucional do DF.
O pagamento da folha reajustada foi realizado em etapas. Aposentados e pensionistas vinculados ao Iprev foram os primeiros a receber, ainda na quarta-feira (30/7). Na sexta-feira (1º/8), foi a vez dos servidores da área administrativa. Por fim, nesta segunda-feira (4/8), os valores reajustados foram depositados para os servidores da saúde e da educação.
A concessão do novo reajuste foi anunciada em 2022, após o GDF concluir o pagamento da terceira parcela do aumento salarial originalmente prometido ainda em 2012, durante a gestão do ex-governador Agnelo Queiroz, e que havia sido suspenso por entraves orçamentários e judiciais.
Durante a sanção da lei que autorizou o novo reajuste de 18%, o governador Ibaneis Rocha destacou a importância da medida:
“Dia importante para todos nós e, principalmente, para os servidores do DF. Na gestão passada, honramos o pagamento da terceira parcela do reajuste e agora vamos conceder o aumento. A intenção é valorizar cada vez mais os servidores e valorizar ainda mais os concursos públicos.”
A medida reforça o compromisso da atual gestão com a valorização do funcionalismo público e a recomposição gradual do poder de compra da categoria.
Com informações da Secretaria de Economia