Em razão de eventos esportivos e culturais que serão promovidos no sábado (13/9) e no domingo (14/9), as equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizarão intervenções em vias de Águas Claras, Asa Sul, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Estrada Parque Aeroporto (EPAR), Ponte JK e Parque da Cidade.
Esplanada dos Ministérios
No sábado, ocorre o evento “35 anos do Câmbio Negro: Patrimônio Vivo do RAP Nacional”, na Esplanada dos Ministérios. A partir das 18h, o Detran-DF implantará sinalização temporária nas vias S1 e N1, na altura do primeiro quadrante da Esplanada, localizado em frente à Biblioteca Nacional de Brasília. O objetivo é impedir o estacionamento de veículos ao longo do meio-fio.
Durante o evento, os agentes de trânsito auxiliarão na travessia de pedestres nas vias S1 e N1, farão o controle do tráfego e coibirão infrações.
Asa Sul
Em razão do evento “Sesc+W3”, que ocorre no sábado e no domingo, na W3 Sul, será necessária a interdição de um trecho da via. Os agentes do Detran-DF farão o controle do tráfego nas imediações do evento para garantir a fluidez e a segurança viária, além de coibir infrações.
Nesta sexta-feira (12), a partir das 21h30, os agentes do Detran-DF farão o fechamento da via W3 Sul, sentido W3 Norte, na 506 Sul, na altura das Americanas. Nesse ponto, o fluxo de veículos será desviado para a via W2 Sul. Na altura do Sesc, o cruzamento da 705 Sul para a 505 Sul, assim como o acesso da W2 para a via W3 serão fechados. Os semáforos ficarão no modo intermitente e o fluxo de veículos seguirá pela W2 Sul. A previsão é que as vias sejam liberadas na segunda-feira (15), à 1h.
Eixo Monumental
No domingo, no Eixo Monumental, será realizado o passeio ciclístico Bora de Bike. A partir das 8h30, o Detran-DF dará início as ações de trânsito para garantir a segurança viária. A largada e a chegada dos participantes ocorrerão na Praça do Buriti. Durante o percurso, os ciclistas seguirão pela via N1, em três faixas, até a via de ligação N1/S1, na altura do Cruzeiro, onde acessarão a via S1 até a tesourinha de ligação das vias W3 Norte e W3 Sul, retornando à Praça do Buriti.
Durante o percurso, duas faixas de rolamento serão destinadas ao tráfego de veículos. Os agentes do Detran-DF farão o acompanhamento dos participantes e realizarão as intervenções viárias necessárias para a passagem dos ciclistas. A previsão é que as ações de trânsito ocorram até o meio-dia.
Parque da Cidade
Em razão da Corrida da Pão, que será realizada neste domingo, as equipes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizarão intervenções no Parque da Cidade, na Asa Sul, a partir das 6h30.
O evento contará com percursos de 5 km e 10 Km, com a largada e a chegada no estacionamento n° 7. No trajeto de 10 km, os corredores darão uma volta completa no Parque da Cidade, pela via interna, sentido horário. Todos os retornos que dão acesso à via serão bloqueados e a circulação de veículos será permitida apenas no sentido anti-horário. Durante o evento, as equipes do Detran-DF e da Polícia Militar atuarão para garantir a segurança viária. A previsão é que a via seja liberada às 10h.
Ponte JK
No domingo, a partir das 20h, em razão das filmagens do projeto O Último Canto das Cigarras, o Detran-DF fará a interdição parcial da Ponte JK, sentido Lago Sul.
Os agentes de trânsito farão o fechamento de duas faixas (direita e central) da Ponte JK, sentido Lago Sul. A faixa da esquerda permanecerá liberada para o tráfego de veículos. Durante o bloqueio, o Detran-DF utilizará painéis eletrônicos de mensagens em vias adjacentes para orientar os condutores quanto à interdição e rotas alternativas. A previsão é que a via seja liberada na segunda-feira (15), às 5h.
Águas Claras
Devido à Corrida Costa Atacadão, no domingo, a partir das 6h30, haverá alterações no trânsito de Águas Claras. O evento contará com percurso de 6 km pela via marginal da Estrada Parque Taguatinga (EPTG), Rua das Carnaúbas, via interna do Parque de Águas Claras e Avenida Flamboyant. A largada e a chegada ocorrerão no estacionamento do supermercado Costa Atacadão.
Os agentes do Detran-DF farão o fechamento do acesso da EPTG à via marginal, na altura do Costa Atacadão. O fluxo de veículos da via marginal será desviado para a EPTG na altura dos postos de combustíveis. Os atletas seguirão pela via marginal e, em seguida, pela Rua das Carnaúbas até o acesso ao Parque de Águas Claras.
Na Avenida Flamboyant, o trecho entre a Avenida Parque Águas Claras e a Alameda dos Eucaliptos será interditado, sendo destinado aos participantes do evento, que, ao saírem do Parque, seguirão em direção ao Costa Atacadão. A previsão é que as interdições no trânsito ocorram até as 9h.
Base Aérea de Brasília (BABR)
Neste domingo, das 9h às 17h, a Força Aérea Brasileira (FAB) promoverá o evento Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília (BABR). A expectativa é que 80 mil pessoas passem pelo local. As ações de controle de trânsito serão realizadas pelo Detran-DF e pela Polícia Militar (PMDF).
As equipes do Detran-DF farão o fechamento da rotatória na quadra 14, conjunto 1, do Park Way, sentido marginal da Estrada Parque Aeroporto, DF-047 (EPAR). Também será fechada a alça de ligação da DF-025 que dá acesso à marginal da EPAR. No final da via marginal da EPAR até o início da via de acesso à Base Aérea (BABR), o Detran-DF sinalizará com cones, destinando duas faixas para o acesso à BABR e duas para seguir em direção ao Aeroporto.
Na entrada da pista de acesso à BABR até a rotatória de acesso ao Hospital da Força Aérea (HFAB) será implantada uma faixa reversa exclusiva para veículos de emergência e táxis.
A partir das 15h, o Detran-DF dará início às ações de dispersão, com a retirada da sinalização da EPAR e o controle manual do tráfego, dando prioridade à saída de veículos da Base Aérea. O Detran-DF fará o controle da saída de veículos pelo Aeroporto. Já a saída em direção ao Lago Sul será controlada pela PMDF.
Durante o evento, as equipes de fiscalização de trânsito do Detran-DF atuarão nas vias da região para auxiliar no controle da área de embarque e desembarque, coibirão infrações e garantirão a fluidez do tráfego. Além disso, em pontos estratégicos, o Detran-DF implantará uma sinalização de redução de velocidade e utilizará painéis eletrônicos de mensagens para orientar os condutores.
*Com informações do Detran-DF