A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), a Operação Mercado Sombrio, em Valparaíso de Goiás, com o objetivo de cumprir dois mandados de prisão preventiva e três mandados de busca e apreensão. A ação foi conduzida pela 1ª Delegacia Distrital de Polícia (DDP) do município, com apoio do Grupo de Investigações de Homicídios (GIH) e do Grupo de Apoio, Resgate e Operações com Cães da Secretaria de Meio Ambiente de Valparaíso.
As investigações começaram após a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (Deam) repassar informações sobre um caso de violência doméstica e familiar, que também apontava indícios de tráfico de drogas e exploração sexual ligados a um dos investigados. O foco da operação foi um imóvel localizado no bairro Jardim Céu Azul, onde as práticas criminosas teriam ocorrido.
O principal alvo da operação é uma pessoa com extenso histórico policial, somando cerca de 30 ocorrências e inquéritos por diferentes crimes, entre eles tráfico de drogas, extorsão, exploração sexual e delitos patrimoniais. As equipes cumpriram simultaneamente os mandados de prisão e de busca em três endereços associados aos investigados.
Durante a ação, os policiais apreenderam aparelhos eletrônicos, joias, cartões de crédito em nome de terceiros e documentos suspeitos, além de diversas garrafas de bebidas alcoólicas sem nota fiscal e sob suspeita de adulteração. Todo o material foi encaminhado para perícia técnica, que vai determinar a origem e possíveis vínculos com as atividades criminosas em apuração.
A Operação Mercado Sombrio reforça o trabalho integrado da Polícia Civil de Goiás no combate a organizações criminosas multifacetadas, que atuam simultaneamente em diferentes frentes ilícitas, representando ameaça à segurança e à ordem pública.