O Governo do Distrito Federal (GDF) monitora um possível caso de intoxicação por metanol registrado nesta quinta-feira (2), após consumo de bebida alcoólica adulterada. A Secretaria de Saúde (SES-DF) informou, em nota oficial, que a ocorrência foi notificada pelo Hospital DF Star, na capital, e que o caso atende aos critérios definidos pelo Ministério da Saúde para suspeita de intoxicação. A Vigilância Epidemiológica conduz a investigação por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS-DF).
Diante da notificação, o GDF intensificou as ações de fiscalização em bares, restaurantes, trailers, quiosques e distribuidoras. Ainda nesta quinta-feira, a Vigilância Sanitária interditou a distribuidora onde a bebida suspeita havia sido adquirida. O local não tinha licença de funcionamento e comercializava bebidas de forma clandestina.
Durante a investigação, foi identificado que outras unidades da mesma bebida foram compradas em uma rede de supermercados 24 horas do DF. A Vigilância Sanitária determinou a interdição cautelar do lote suspeito em todas as unidades da rede. As amostras foram encaminhadas ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para análise laboratorial. A rede de supermercados está colaborando com as apurações e apresentou notas fiscais dos produtos.
A Secretaria de Saúde reforçou que casos suspeitos devem ser imediatamente notificados ao CIEVS-DF, com envio da ficha de intoxicação exógena ao e-mail notificadf@saude.df.gov.br. Além disso, médicos e hospitais podem entrar em contato com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATox) pelos telefones 99288-9358 e 0800 644 6774, que funcionam como canal de apoio para orientações clínicas.
O GDF alerta a população para o risco de ingestão de bebidas alcoólicas de origem duvidosa e ressalta a importância de adquirir produtos apenas em estabelecimentos licenciados.