O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran‑DF) divulgou nesta segunda-feira (28) a lista final dos 5 mil candidatos selecionados para o Programa Habilitação Social, iniciativa que oferece formação, qualificação e habilitação profissional gratuita para condutores em situação de vulnerabilidade social.
Segundo o diretor-geral do Detran‑DF, Marcu Bellini, a divulgação representa um marco para milhares de pessoas que depositaram no programa o sonho de conquistar a carteira de motorista, mudar de categoria ou renovar a habilitação. Ele destaca que a aptidão para dirigir pode ser decisiva no acesso a oportunidades profissionais.
Do total de selecionados, 1.323 candidatos que se declararam negros ou transexuais ainda passarão por processo de heteroidentificação e entrevistas, conduzido pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus‑DF) a partir de 1º de agosto. Para os autodeclarados negros, é obrigatória a fotografia presencial, a ser realizada entre 1º de agosto e 1º de setembro nos postos do Na Hora em Brazlândia, Ceilândia, Riacho Fundo, Gama, Rodoviária, Taguatinga e Sobradinho, sem necessidade de agendamento
Os demais 3.580 candidatos já podem iniciar o processo de habilitação, que começa com a coleta de biometria em unidade do Detran‑DF, mediante agendamento no Portal de Serviços. Eles têm até 30 dias, a partir de 1º de agosto, para abrir o processo
O programa está estruturado na Instrução nº 510/2024 e divide-se em três fases: inscrição, seleção e abertura do processo de habilitação. Das 5 mil vagas, 2 mil foram reservadas à modalidade Estudante Habilitado e 3 mil à Cidadão Habilitado. Todos os candidatos precisam estar inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), como titulares ou dependentes. As exigências variam de acordo com a modalidade selecionada.