A Polícia Federal emitiu um alerta à população sobre a atuação de criminosos que têm se passado por policiais federais para aplicar golpes em diferentes estados.
Segundo a corporação, os golpistas entram em contato com as vítimas por telefone ou mensagens, alegando investigações em andamento. Em seguida, pedem transferências bancárias, cobranças ou pagamentos sob a falsa justificativa de que os valores seriam necessários para evitar bloqueios ou prisões.
A PF reforça que não solicita dinheiro, não pede transferências bancárias e não realiza cobranças por telefone ou aplicativos de mensagens. Qualquer abordagem com esse tipo de pedido deve ser considerada tentativa de fraude.
O que fazer
Quem receber contatos suspeitos deve desconfiar imediatamente e não fornecer dados pessoais, bancários ou documentos. A orientação é registrar a denúncia junto à Polícia Federal ou à polícia local.
As comunicações podem ser feitas pelo canal oficial da corporação:
Comunicação de crimes à Polícia Federal
O alerta busca reforçar a segurança da população e impedir que mais pessoas caiam em golpes que usam o nome da instituição de forma criminosa.