A vacina contra a gripe está liberada para toda a população do Distrito Federal com mais de seis meses de idade. Com estoques garantidos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) ampliou a campanha, antes restrita aos grupos prioritários, com o objetivo de reforçar a imunização da população e reduzir casos graves e mortes por influenza.
Até o último dia 13 de maio, 272 mil doses da vacina já haviam sido aplicadas — 12 mil delas somente no Dia D de mobilização, realizado em 10 de maio. O DF conta atualmente com 300 mil doses disponíveis, e novas remessas poderão ser solicitadas ao Ministério da Saúde conforme a demanda.
Vacinação rápida, sem filas e com acolhimento
Em várias UBSs do DF, o movimento tem sido intenso, mas sem filas. Na UBS 1, por exemplo, o dia 19 foi de recorde: 549 doses aplicadas. “A campanha está aberta e, como no ano passado, pode ser estendida até o fim do ano. Isso dá mais tempo para todos se vacinarem com calma”, explica Fernanda Santana, gerente da unidade.
A vacina oferece proteção contra três cepas do vírus influenza: H1N1, H3N2 e B. Pode ser aplicada junto com outras vacinas do calendário básico e é atualizada anualmente.
“Desde o início da campanha, temos recebido principalmente idosos e crianças com boa adesão. Isso mostra que a população reconhece a eficácia da vacina”, afirma Fernanda.
A vacinação está disponível nas 164 salas de vacina do DF, localizadas nas UBSs. Basta apresentar um documento com foto e, se possível, a caderneta de vacinação. A lista completa dos locais pode ser conferida no site da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF).
Por que se vacinar?
O vírus influenza é a principal causa de óbitos por doenças respiratórias no Brasil. Segundo o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA), a vacinação reduz em até 35% o risco de hospitalização entre pessoas de grupos de risco, como idosos, gestantes, imunossuprimidos e crianças pequenas.
Repórter Capital com informações da Agência Brasília
Foto: Agência Brasília