Câmara Legislativa lança licitação de quase R$ 900 mil para aluguel de veículos

Pouco tempo depois de anunciar medidas mais rígidas para o uso da frota oficial, a Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) lançou nova licitação para locação de veículos automotores, voltados ao transporte da Mesa Diretora, do Corregedor, do Ouvidor e de setores administrativos.

O contrato prevê veículos com manutenção completa, seguro total e sem motorista ou combustível. O valor estimado para os 12 primeiros meses é de R$ 893.430,96, mas a vigência pode se estender por até 30 meses. A sessão pública será realizada em 13 de agosto, às 9h30, pela plataforma www.gov.br/compras.

A licitação ocorre em meio à tentativa da Casa de mostrar maior controle sobre o uso de seus carros. O novo Ato da Mesa nº 149/2025, publicado neste mês, cria regras mais detalhadas para a gestão da frota — incluindo cotas mensais de combustível, fiscalização digital e punições administrativas em caso de uso indevido.

O documento também divide os veículos por categoria: transporte institucional, segurança institucional e serviços administrativos. Os carros da Mesa Diretora, alvo da licitação, têm tratamento diferenciado: uso exclusivo, placas de bronze e isenção das cotas de combustível.

A contratação, embora legal e prevista nas normas, levanta questionamentos sobre o custo-benefício e a efetividade das novas regras. Afinal, mesmo com os avanços na regulamentação, o modelo ainda aposta em altos investimentos em locação, enquanto parte da população cobra mais austeridade e transparência nos gastos públicos.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -