O colorido e a magia do picadeiro estão prestes a tomar conta de São Sebastião. Pela primeira vez na região administrativa, o Circo Vitória chega com uma programação repleta de oficinas circenses gratuitas voltadas principalmente para a primeira infância. Entre os destaques, estão aulas de tecido, lira, trapézio, malabares e bambolê, que promovem equilíbrio, coordenação motora e consciência corporal de forma lúdica e divertida.
Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) e do portal Agenda Cultural Brasília, por meio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), o projeto já passou por outras regiões e agora desembarca em frente à Administração Regional de São Sebastião. As oficinas começam no dia 23 de julho e vão durar dois meses, com turmas às quartas e quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.
“Estamos muito felizes em dar continuidade ao projeto, dessa vez em uma nova cidade”, afirma a diretora-geral do Circo Vitória, Loiri Teresinha Mocellin, que comanda o espetáculo ao lado do marido, dos filhos e dos netos. Segundo ela, o projeto fortalece a cultura circense no DF e ainda oferece impactos positivos para o desenvolvimento físico e emocional das crianças. “É uma forma de trabalhar a coordenação motora, a consciência corporal e o equilíbrio”, completa.
Nesta edição, uma das atrações mais aguardadas é a oficina de bambolê, voltada para crianças a partir de cinco anos. “O bambolê já permite desenvolver equilíbrio e coordenação desde cedo. E, a partir daí, a criança pode explorar outras práticas, como lira”, explica Loiri.
Essa é a terceira vez que o Circo Vitória é contemplado pelo FAC. A primeira ocorreu ainda durante a pandemia e, em 2024, o projeto atraiu cerca de 800 participantes. Agora, além de São Sebastião, o circo também passará por Guará, Riacho Fundo II e Samambaia ao longo do ano.
As inscrições podem ser feitas presencialmente no local, pelas redes sociais do Circo Vitória ou pelo telefone (61) 98381-5537, enquanto houver vagas. Não é necessário ter experiência anterior.
E a diversão não se limita às oficinas. A trupe apresenta espetáculos circenses de quinta a domingo, com sessões às quintas e sextas-feiras, às 20h30; e aos sábados, domingos e feriados, às 16h30, 18h30 e 20h30. Na compra de um ingresso inteiro, uma criança de até 10 anos entra de graça.