Chapada dos Veadeiros: 80 mil hectares atingidos e equipes seguem combatendo fogo remanescente

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que conseguiu controlar dois dos três incêndios que atingem a Chapada dos Veadeiros (GO) desde o dia 28 de setembro. O último foco remanescente permanece ativo na região de Nova Roma, onde equipes continuam o combate e o monitoramento.

Embora ainda não haja dados oficiais sobre a área total atingida, o ICMBio estima que os incêndios tenham consumido cerca de 80 mil hectares desde o início das ocorrências. Até o momento, não há registros de animais selvagens mortos, mas bovinos e outros animais domésticos foram afetados pelas chamas.

Segundo o instituto, a operação de combate envolve 211 profissionais, incluindo servidores e brigadistas do Ibama/Prevfogo, ICMBio, Rede Contra Fogo, Brivac, Brigada de São Jorge e Brigada Cerrado em Pé. Um dos incêndios começou próximo ao povoado Cormari e atingiu parte do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, onde o combate foi mais intenso.

Nos próximos dias, o trabalho se concentrará na extinção do foco remanescente, monitoramento de possíveis retomadas das chamas e no resgate da fauna, garantindo que os efeitos ambientais sejam mitigados e a biodiversidade local preservada.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -