Após ajustes no projeto e a liberação da área que será demolida, a obra de reforma e ampliação do pronto-socorro do Hospital Regional de Brazlândia (HRBZ) foi retomada. Essa é a primeira grande intervenção na unidade desde sua construção e promete transformar a estrutura assistencial da região.
Com investimento de R$ 20,2 milhões, provenientes de emendas parlamentares e recursos do Banco do Brasil, o contrato foi firmado entre a Novacap e a empresa Elshaday Engenharia. A intervenção foi iniciada oficialmente em 2024.
Segundo Carlos Spies, diretor de Planejamento e Projetos da Novacap, a modernização representa um marco para a saúde pública local:
“Ao final, a unidade estará apta a aumentar a capacidade de atendimento e oferecer mais qualidade à população.”
O que será reformado e ampliado
O projeto contempla:
-
Ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
-
Reforma das áreas de:
-
Odontologia Ambulatorial
-
Análises Clínicas
-
Agência Transfusional
-
Subestação elétrica
-
-
Criação de uma nova Unidade de Cirurgia Ambulatorial
Para viabilizar a obra, cerca de 1,3 mil m² de área construída serão demolidos, dando lugar a uma nova estrutura com aproximadamente 10 mil m², incluindo:
-
2.880 m² de novas edificações
-
Mais de 6,1 mil m² de estacionamento
Com isso, a área total de funcionamento do hospital passará de 5 mil m² para 6 mil m².
Mais segurança e dignidade no atendimento
A ampliação faz parte de uma ação estratégica da Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) para reforçar a capacidade assistencial da rede pública.
“A obra foi planejada para garantir mais segurança, dignidade e qualidade no atendimento aos usuários, além de melhores condições de trabalho para as equipes assistenciais. Atuamos junto à Novacap para garantir prazos e conformidade técnica”, afirma Leonídio Pinto Neto, subsecretário de Infraestrutura da SES-DF.
Com informações da Agência Brasília/Novacap