Superação, acolhimento e cidadania: Fercal recebe 52ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão

Moradores vivenciam transformações reais com serviços, orientações e projetos voltados à dignidade e aos direitos humanos

Jullyana Pereira da Silva, 40 anos, chegou cedo ao espaço do programa Direito Delas, nesta sexta-feira (23), em meio à 52ª edição do GDF Mais Perto do Cidadão, na Fercal. Grávida do quinto filho e sobrevivente de violência doméstica, Jullyana encontrou apoio, orientação e acolhimento que vão além do atendimento jurídico: encontrou a chance de reescrever sua história.

“Estou grávida e fui agredida pelo meu ex-companheiro. Aqui recebi orientações sobre meus direitos”, contou.

Promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do DF (Sejus), o evento levou à comunidade uma série de serviços essenciais e iniciativas sociais — com a presença da vice-governadora Celina Leão, que acompanhou de perto o impacto das ações.

Cuidado com mães e bebês

Jullyana também participou do projeto Nasce Uma Estrela, voltado a gestantes e mães de recém-nascidos. Em uma das atividades, aprendeu com os bombeiros técnicas de primeiros socorros em caso de engasgo de bebês. “Aprendi algo que pode salvar vidas”, relatou.

Outro destaque foi o envolvimento das irmãs Aline Vitória e Letícia Vieira dos Santos, de 24 e 22 anos. Aline, mãe da pequena Hellouisy, de um mês, e Letícia, grávida de sete meses, participaram juntas das oficinas.

“Se eu tivesse tido esse apoio antes, minha experiência no parto teria sido muito diferente”, disse Aline, emocionada.

Um sim à cidadania

O evento também abriu inscrições para o Casamento Comunitário 2025, marcado para 29 de junho. Entre os noivos estava o casal Iraci Pereira Magalhães, 79, e Domeval Monteiro dos Santos, 65. Juntos há 15 anos, agora poderão realizar o sonho adiado por falta de recursos.

“Estamos muito felizes. Vamos, enfim, nos casar”, disse Domeval.

Serviços, cultura e dignidade

Durante os dois dias de evento, os moradores da Fercal contaram com dezenas de serviços, como atendimentos do Na Hora, Polícia Civil, vacinação de pets, espaço infantil, brechó solidário, corte de cabelo e serviços de beleza.

Também estiveram presentes programas como:

  • Direito Delas (atendimento a mulheres em situação de violência, idosos e crianças)

  • Um Novo Olhar para a Melhor Idade (atendimento oftalmológico e doação de óculos para idosos)

  • Protagonista da Casa (capacitação de mulheres em limpeza doméstica, com certificação e foco na geração de renda)

A secretária de Justiça, Marcela Passamani, reforça o impacto do projeto:

“Cada edição é uma oportunidade de mudar vidas. Nosso papel é levar dignidade e acesso a quem mais precisa.”

Mais do que oferecer serviços, o GDF Mais Perto do Cidadão transforma realidades e fortalece vínculos com quem mais precisa do poder público.

Com informações da Agência Brasília

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -