Samu-DF monta operação especial para o Carnaval 2026 em Brasília

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Distrito Federal (Samu-DF) vai atuar com esquema especial durante o Carnaval 2026, entre sábado (14) e terça-feira (17), para reforçar a segurança dos foliões em Brasília e nas demais regiões administrativas do Distrito Federal.

Com eventos descentralizados e expectativa de grande público, o Samu-DF preparou um protocolo operacional específico, com equipes posicionadas estrategicamente para garantir resposta rápida em situações de emergência.

Na região central de Brasília, onde está prevista maior concentração de pessoas, as equipes ficarão previamente alocadas no circuito dos blocos carnavalescos — entre a Biblioteca Nacional e o Museu Nacional da República — e também na chamada Cidade da Segurança Pública, instalada no estacionamento superior norte da Torre de TV.

Estrutura reforçada para grandes eventos

Durante os dias de folia, a estrutura contará com:

  • Uma Unidade de Suporte a Múltiplas Vítimas (USMV)

  • Duas Unidades de Suporte Básico (USBs)

  • Seis motocicletas de atendimento rápido

As equipes serão compostas por enfermeiros, técnicos de enfermagem e condutores socorristas preparados para atender casos de mal-estar, desidratação, quedas, traumas e outras intercorrências comuns em grandes eventos.

A Central de Regulação Médica de Urgências seguirá funcionando normalmente e estará pronta para atender ocorrências em qualquer região do DF durante o período festivo.

“Definimos locais estratégicos e uma estrutura mínima de atendimento de urgência, considerando a grandiosidade dos eventos e, principalmente, a segurança da população”, destacou a diretora do Samu-DF, Lorhana Morais.

Clique aqui para seguir o canal do Repórter Capital no WhatsApp.

Atendimento 24 horas pelo 192

O Samu-DF integra a Política Nacional de Atenção às Urgências e realiza atendimento pré-hospitalar móvel em situações clínicas, traumáticas, cirúrgicas e psiquiátricas.

O serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e pode ser acionado pelo telefone 192, que oferece orientações imediatas e o envio de equipes especializadas quando necessário.

Vinculado à Secretaria de Saúde do Distrito Federal, o Samu-DF conta com ambulâncias, motocicletas e helicóptero aeromédico para garantir atendimento ágil e salvar vidas.

Leia também:

Tráfico delivery para o Carnaval: PCDF prende dupla e apreende drogas na Asa Sul, Guará e SOF Norte

Vídeo: Trabalhador soterrado no CEASA tem parada cardíaca e é reanimado após 40 minutos no DF

Confronto na Estrutural: homem morre após troca de tiros com a Rotam no DF

Ana Paula Alves
Ana Paula Alves
Ana Paula Alves é jornalista e editora-chefe do Repórter Capital, com mais de 20 anos de experiência na cobertura de Brasília e do Distrito Federal. Atua principalmente em segurança pública, política local e informação de utilidade pública.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -