Réveillon em Brasília terá segurança reforçada e trânsito interditado na Esplanada; veja o que muda

O planejamento operacional das forças de segurança do Distrito Federal para as festividades de Réveillon já está definido. Coordenadas pela Secretaria de Segurança Pública do DF (SSP-DF), as ações têm como objetivo garantir segurança, tranquilidade e fluidez para o público que escolheu Brasília para celebrar a virada do ano.

As estratégias foram definidas em reuniões integradas que envolveram as forças de segurança, órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF) e a organização dos eventos. A Esplanada dos Ministérios será a principal área de impacto das operações, com interdição total do trânsito a partir das 15h de quarta-feira (31), em razão da programação de shows do Celebra DF 2026. Também estão previstos eventos na Praça dos Orixás (Prainha), nos dias 30 e 31, com reforço no policiamento.

Segundo o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o planejamento prioriza a integração entre as instituições. “Nosso planejamento foi construído de forma conjunta, considerando os eventos programados e a atuação efetiva de todos os órgãos envolvidos, para garantir a segurança e a tranquilidade da população”, afirmou.

Monitoramento em tempo real pelo Ciob

Durante os eventos, a SSP-DF fará o monitoramento em tempo real por meio do Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), que reúne 31 órgãos e instituições responsáveis por segurança, mobilidade, saúde, fiscalização e serviços públicos.

De acordo com o secretário, o acompanhamento contínuo é essencial para respostas rápidas. “Essa integração permite decisões mais ágeis e eficazes, sempre colocando o interesse público em primeiro lugar”, destacou.

Cidade da Segurança será montada ao lado do Museu da República

Para dar apoio às equipes, será instalada a Cidade da Segurança, ao lado do Museu da República. O espaço funcionará como base operacional, reunindo comandos móveis das corporações, com uso de drones e imagens das câmeras da PMDF.

O Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) atuará de forma estratégica, com viaturas posicionadas em pontos críticos, prevenção e combate a incêndios, atendimento pré-hospitalar, suporte aéreo e pronta resposta a emergências. Em caso de necessidade, a orientação é ligar 193.

Polícia Civil e PM reforçam efetivos

As 1ª e 5ª Delegacias de Polícia, além da Delegacia da Criança e do Adolescente I (DCA I), terão reforço de efetivo, com prioridade para ocorrências relacionadas aos eventos. A Divisão de Operações Aéreas (DOA) poderá ser acionada, se necessário.

As denúncias à Polícia Civil do DF poderão ser feitas 24 horas por dia pelo 197, opção zero, pelo WhatsApp (61) 98626-1197 ou pelo e-mail denuncia197@pcdf.df.gov.br.

Trânsito: interdições começam às 15h de quarta (31)

A PMDF e o Detran-DF coordenarão o trânsito na região central. A partir das 15h de quarta-feira (31), a via N1/S1, entre a Catedral e o 1º Grupamento de Bombeiro Militar, será interditada nos dois sentidos.

O Buraco do Tatuí, ligação entre a L2 Sul e a L2 Norte, permanecerá liberado. A reabertura das vias está prevista para a madrugada de sexta-feira (2/1), após a dispersão do público e avaliação técnica.

Os estacionamentos dos anexos dos ministérios estarão liberados ao público, assim como áreas dos setores bancário, de autarquias e a plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto. Pessoas com deficiência poderão estacionar no Ministério da Saúde, com acesso pelo túnel do Itamaraty.

Revistas pessoais e controle de acesso

Haverá revistas pessoais antes do acesso aos shows, que ocorrerão no quinto quadrante da Esplanada, antes da Avenida José Sarney. Tropas especializadas da PMDF, como Bope, Cavalaria e BPCães, além da PCDF, estarão de prontidão.

As escadarias paralelas aos ministérios serão interditadas, com exceção das três primeiras escadarias dos lados norte e sul. O policiamento será intensificado também na Rodoviária do Plano Piloto, Estação Central do Metrô e setores hoteleiros.

Prainha terá controle especial de trânsito

Nos eventos da Praça dos Orixás, serão montados dois pontos de controle de trânsito, com atuação desde a madrugada de terça-feira (30) até sexta-feira (2). O objetivo é garantir fluidez, coibir estacionamento irregular e proteger pedestres.

Itens proibidos no Réveillon de Brasília

Entre os principais itens proibidos estão fogos de artifício, armas, vidros, drones não autorizados, sprays, objetos perfurocortantes, substâncias inflamáveis, animais (exceto cães-guia), bolsas grandes, máscaras, simulacros de armas, barracas, churrasqueiras e qualquer objeto que represente risco à segurança.

CONTINUE LENDO

- PUBLICIDADE -

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- PUBLICIDADE -