Termina nesta segunda-feira (23) o prazo para motoristas do Serviço de Transporte Individual Privado de Passageiros por Aplicativo (Stip) instalarem o dístico com QR Code nos veículos que operam no Distrito Federal. A exigência foi estabelecida pela Secretaria de Transporte e Mobilidade do Distrito Federal (Semob-DF) por meio da Portaria nº 261, publicada em setembro de 2025.
A medida tem como objetivo ampliar a segurança e a transparência do transporte por aplicativo, permitindo que passageiros e fiscais verifiquem se o veículo e o condutor estão devidamente regularizados.
Mais de 34 mil ainda não emitiram o QR Code
De acordo com o sistema da Semob-DF, até a última quinta-feira (18), 28.146 motoristas haviam emitido o documento. Apenas em janeiro foram 2.907 emissões e, em fevereiro, 3.439.
No entanto, mais de 34.800 prestadores ainda não acessaram o sistema para baixar o QR Code.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Repórter Capital no WhatsApp.
Segundo o secretário Zeno Gonçalves, o código facilita a fiscalização e combate o transporte irregular. Com o QR Code, o passageiro pode conferir se o motorista está legalizado, enquanto os agentes têm acesso ao cadastro atualizado do prestador.
Multa e remoção após o prazo
O dístico deve ser fixado no para-brisa dianteiro, de forma visível para leitura do código. Após o encerramento do prazo, o descumprimento poderá resultar em sanções administrativas, incluindo multa e até remoção do veículo.
Como emitir o dístico
A emissão é gratuita e deve ser feita pelo Portal do Condutor da Semob-DF. Basta baixar o QR Code e imprimir.
Para gerar o documento, o motorista precisa estar com a documentação do veículo e do cadastro profissional atualizados. Caso haja pendências, é necessário procurar a empresa à qual está vinculado.
A Subsecretaria de Serviços da Semob-DF mantém atendimento presencial e telefônico das 9h às 17h, no Edifício Infra (Setor de Autarquias Sul, Quadra 1, Bloco G).
Dúvidas podem ser enviadas para stip@semob.df.gov.br ou pelos telefones (61) 3020-1241 e (61) 3020-1238.
Leia também:
Fiscalização vira solidariedade: Seagri-DF doa 3 toneladas de carne para abrigo de animais no Gama
DF Folia 2026 segue até 1º de março com blocos e atrações culturais no Distrito Federal
Implanon já está disponível no DF: novo contraceptivo do SUS chega às UBSs
